quarta-feira, 30 de junho de 2010

- "Como escolher o melhor caminho?"....


      A gente faz escolhas, que nem sempre são as melhores.  
      Hoje penso, que talvez,estivesse mais feliz, se tivesse agido de modo diferente em algumas poucas coisas. Sei que tenho responsabilidade sobre as escolhas que fiz. Uso minha energia para viver mais o presente, assim, não me ajuda muito pensar que talvez não tivesse momentos decepcionantes, se tivesse escolhido agir de modo diferente. O importante é não continuar errando, por falta de fé no meu próprio discernimento. Não convém esquecer que não tenho bola de cristal, não sou perfeita e não posso controlar tudo; todos tem direito às suas próprias escolhas. Quando o que tenho a resolver envolve pessoas que amo, ou a família, posso ficar muito tempo em cima do muro, analisando os prós e contras da situação;sei que o tempo vai passando, mas é este meu modo de tentar ver, os dois lados do problema e aprender algo com ele. Ou, simplesmente, é a minha maneira de me perdoar por não ser perfeita e aceitar o meu medo, diante do que efetivamente, me dá medo!

     Sei que a vida não é fácil de se viver, como sugerem aquelas frases prontas que parecem resolver tudo com uma receita. Também não posso aceitar fazer más escolhas sòmente como conseqüência das primeiras, como se eu estivesse sentenciada a me acomodar com uma vida sem significado, ou sem amor, por exemplo. Isto seria deixar-me engolir pela depressão! Às vezes, estou por um triz! E de repente me levanto e continuo lutando, pelo que acredito que vale a pena. Hoje, com quase 60 anos, isto é mais difícil, pois a jovem guerreira que há em mim, se assusta com a imagem da mulher cansada. Não pensem que é fácil! Aquela história de que a vida começa na idade madura, que as rugas são belas marcas de nossa existência, são frases para os jovens ! Meu Deus, a idade nada representa, mas a gente só se conforma com a velhice e as dores, porque não tem outro jeito, e porque tem dignidade! Entretanto, ainda não entreguei o jogo. Além disto, seria um desperdício de vida. E eu sou muito grata por tantos momentos que vivi  para desistir, totalmente; a menos que eu esteja doente e não tenha oportunidade de optar ... Para mim, o melhor a fazer é exatamente “procurar fazer o melhor” ! E,quando estou triste demais, recorro a Deus e peço que Ele ilumine meu caminho,peço um sinal;às vezes, insisto com Ele que use holofotes, pois temo não entender os sinais, pois tudo que flui fácil, leve e bem, me parece bom.
     E como sei o que é o melhor? Não sei. Por isto me assusto; choro raramente, me emociono muito, sinto medo, me envergonho de minhas fraquezas ou de perceber o quanto sou ainda terna e menina dentro de mim, ou quando me sinto dependente ou desejosa do carinho do outro, pois nada disto combina com a mulher madura,calma e serena que gosto de ser. A calma vem de uma visão espiritualista, mas também da impotência frente ao inevitável. Acredito de fato que ninguém vive sem apoios. A diferença, é que algumas pessoas sabem disto e reconhecem; outras sabem, mas fingem que não é verdade.
    Se me dessem de presente, 10 anos a menos e um novo amor para o meu coração, mesmo que fosse o antigo, revitalizado e verdadeiro, eu seria a mulher mais feliz do mundo! Dentro das circunstâncias em que me encontro agora, no presente, que é resultado das escolhas do passado, estão as sementes mães do meu futuro. Me esforço para crer em mim, ao fazer mais uma vez escolhas, que não estarão baseadas na certeza, mas na honestidade, e terão que ser coerentes com a verdade dos meus sentimentos e  valores. Preciso, contudo, aprender a me amar também, antes de tomar minhas próximas decisões, mesmo que, o futuro me surpreenda  mostrando que uma das opções que fiz , foi um erro, terei a certeza de que a fiz, por acreditar que era a mais correta e motivada pelo amor ou desejo de fazer o melhor, pelo menos para mais um, além de mim mesma. 
texto : Vera Alvarenga
foto retirada da internet-pode ter direitos autorais.

Um comentário:

  1. Somente se amando poderás sentir o amor de alguém por você. Não tenhas vergonha de sentir medo, ternura ou meninices. Isso é o que tens de melhor. Escolhas erradas todos cometemos, sem nenhuma excessão. Com 10 anos menos ou 10 anos mais, o que importa é o amor que sentes por aquilo que a vida te apresenta. Ame.

    Lindo texto!!!

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo! Obrigada.

Clic para compartilhar com...

Compartilhe, mas mantenha minha autoria, não modifique,não uso comercial

 
BlogBlogs.Com.Br
diHITT - Notícias