quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

- " Uma decisão difícil de tomar,,, torçam por mim"


Estas duas semanas estão sendo difíceis.
    Ontem à noite, meu marido carinhosamente me abraçou na cama e perguntou-me se poderíamos manter, digamos, uma amizade "colorida". Eu que esperava uma posição dele quanto ao que eu decidira na semana passada, desejei poder entender em minha mente,rapidamente, o que isto significava. Imediatamente porém, ele pediu desculpas e disse que não queria que esta nossa "aproximação", pudesse trazer esperanças ou modificar nossa decisão. Fiquei com sua mão no meu rosto, aconchegada também entre as minhas,e um beijo meu sinalizou que eu aceitava seu carinho ( logo eu, que estava mesmo carente), não sabia se ficava ali pra sempre em sua pele, ou apenas morria na intenção....
    Meio aturdida por não compreender bem como funciona a mente masculina (como eu queria ter alguém que me explicasse), mordi minha língua, para não dizer nada e pensei : -" fica quieta,deixa que ele diga o que sente,não queira mais interpretar ou talvez "enfeitar" o que não foi dito!" Enquanto ele falava, fiz apenas pequenas perguntas para compreender o que estava propondo, já que ele mesmo disse estar encontrando dificuldade para colocar em palavras.
    Disse, que não queria mais me fazer sofrer, pois sabia que não podia mudar seu modo e "suas caras feias". Eu, que há tempos andava rezando para que Deus me desse a oportunidade de viver tendo a meu lado um companheiro "amigo/cúmplice", pensei que era hora de ajudar, fazer minha parte.Então, mostrei-lhe de coração que não precisava deixar de ser o que é, apenas evitar dirigir a mim suas frustrações, ou culpar-me por elas, ou deixar-me fora da linha de fogo nos momentos de raiva ao ver coisas erradas que fazem os políticos neste país, por exemplo. Expliquei mais uma vez, que eram sua impaciência comigo e ausência de desejo de partilhar bons momentos com alegria e disposição, o que me fazia mal, pois não vivo bem quando não posso também comemorar a vida! E, se dou apoio, quero senti-lo.
   Se, na vida em comum há coisas desagradáveis que, às vezes, temos que enfrentar, momentos que exigem cooperação mútua, problemas domésticos chatos mas reais e que tem que ser resolvidos, problemas de saúde, enfim, nem tudo pode ser um mar de rosas, há também e por isto mesmo que não se desperdiçar o que se tem de muito bom.
   Para um D.Quixote como ele,que gosta de lutar por causas comunitárias mais do que pelas da família, a realidade do dia a dia deve ter sido mesmo algo difícil de encarar - por isto, sua impaciência com qualquer um destes assuntos. E eu, infelizmente, não queria mais ter que "ficar poupando" meu marido de uma vida real, como é a que todo casal tem que saber enfrentar, com o mínimo de cooperação mútua, nem quero mais ficar pedindo licença para existir, ou me sentindo intrusa ao interrompê-lo quando ele estiver a sonhar com o que diria aos políticos, se tivesse chance! Exatamente porque a vida não nos poupa quando tem que machucar, é que acredito que se faz necessário evitar "dar tiros às cegas", dentro de casa, que é ou deveria ser, onde podemos nos despojar de qualquer armadura, para ser na intimidade com o outro, o que somos em essência - o melhor de nós! Porque apesar de nossas fraquezas e medos ficarem às claras, o amor pode nos sustentar mutuamente quando tivermos, ambos, a atitude e o desejo de sermos felizes. Então, o casal que percebe isto, aproveita e cria momentos onde possa relaxar e recarregar baterias, saindo mais forte para enfrentar o mundo, individualmente.
  Em nossa conversa esta noite, ele deixou claro que não quer se comprometer, não quer a responsabilidade de agir em cooperação. Nenhum de nós tem um/a amante ou pensou neste tipo de traição. Não conseguimos entrar num acordo que reconhecesse que ambos temos necessidade de sermos "abastecidos" por demonstração espontânea de cuidado, querer bem, e que deveríamos tratar ao outro como trataríamos nosso melhor amigo, pois é isto, que devemos ser, para aquele com o qual lutamos batalhas e dividimos nossa intimidade. Isto é o que escolho pensar hoje, com a maturidade, sobre o casamento - algo que deve trazer a ambos a certeza de que se sentirão mais fortes juntos, melhores como indivíduos que sabem que sua integridade e individualidade não precisa ser nocauteada, sempre em benefício de apenas um!
  Meu marido propôs que vivêssemos junto como amigos, mas cada um levando sua vida. Eu, medrosa, que jamais imaginei viver sozinha, acordei com o pensamento claro como o dia:
  - Ora, ele não entendeu nada! Se fôsse para cada um viver sua própria vida, continuaríamos como estávamos, vivendo cada um num canto quieto da casa e nos encontrando em alguns momentos, nos tratando polidamente e nos amando apenas quando estamos dormindo abraçados na cama. E eu, cada vez mais entro nesta vida solitária, cuja aparência é até de uma calma cooperação, mas que perdeu o sentido e deixou triste o coração. Viver sozinha era o que eu mais temia, mas penso que é melhor estar solitária às vezes, no nosso canto, do que sentir-se que somos "invisíveis" ou intrusos na vida de quem tanto se amou.
  Eu o respeito e o admiro por ser corajoso, forte, honesto, trabalhador e íntegro. Um homem como poucos. Ele, em seu vôo individual, como uma águia, quer as alturas e o mundo!
  Eu, como andorinha, entendi mal o ditado popular e achava que " uma só não fazia verão", agora, meio beija-flor, sei que não posso viver apenas com o amargo. Não espero mais ser "amada" pelo que sou, mas não suporto mais ser desvalorizada, em sendo.
  Assim, aos amigos, peço que torçam por mim, pois na próxima semana vou me ausentar daqui alguns dias para procurar um local para morar, na cidade onde meus netos já estão( e para a qual, ele irá, daqui a alguns meses também). Iremos separados e viveremos assim.
    E aos mais jovens, que abram seus olhinhos, para que não permitam, em seu relacionamento, tanto desperdício do que poderia ser um Amor maior!
  Um livro diz que : "Apenas o Amor de Deus é verdadeiramente incondicional!" Nós somos imperfeitos,mas trazemos dentro de nós, capacidade para amar - mas é um trabalho, uma atitude! O livro diz também : " o Amor trará à tona, tudo o que não é ele mesmo!"  Descobri que, a gente se acostuma com o "não ter" o que todo ser humano precisa. E quando nos vemos diante de um amigo com uma atitude de aceitação incondicional ( imagine a sorte dos que receberem o amor incondicional, mesmo que imperfeito), ficamos surpresos e nos perguntamos como tínhamos conseguido viver até então, sem isto?! Isto traz à tona, irremediavelmente, as outras vivências de desamor que estávamos escondendo de nós mesmos, e nos obriga a encará-las, porque nos deixa mais desconfortáveis do que estávamos antes.
  Sei que não serão dias fáceis... mas, embora triste, acredito que estou a fazer o que deve ser feito.
  Abraço, aos amigos
  Vera.
autora: Vera Alvarenga
imagem: google- pode ter direitos autorais

19 comentários:

  1. Vera querida, acho que muitas mulheres depois de um tempo de casamento passam pelo que vc , eu estamos passando...é dificil entender, vou torcer sim por vc para que tudo se resolva da melhor maneira possivel, e que a Paz esteja contigo!!

    um abraço amigona!!!

    Deus te acompanhe e te guarde

    ResponderExcluir
  2. Tanta emoção!

    Obrigada pela visita ao meu cantinho.

    Uma abraço.

    ResponderExcluir
  3. Vera!
    Estou retornando hoje ao Dihitt.
    Que importante é DESABAFAR!
    Considero esse meio um dos mais salutares para que nosso subconsciente vá se acostumando em mudar...em buscar...em reagir... em se valorizar.

    Às vezes ficamos tão "dentro da casca do ovo" como falo hoje no dihitt (não havia visto este post ainda) que nem nos damos conta que o mundo está girando numa velocidade incrível... que pela manhã se dá de um jeito e, à tardinha, temos outra visão.

    Será grande meu depoimento, mas necessário porque o foi para mim quando me separei em 2006.

    Um amigo chamado Alberto (um descasado como eu)do Paraná me acenou com uma mensagem que a guardei nos meus pedaços destroçados de vida para que servisse de alicerce ao novo mundo que trilharia.
    Eis:

    "Verdade...será uma vida totalmente diferente com a que vc tinha, mas se for para vc ter paz de espírito não há nada melhor que a separação.
    Agora vc vai ter que recomeçar do zero, talvez mais trabalho, muito mais correria pq agora é vc somente, mas vale a pena vc vai ver não irá se arrepender. No começo pode ser muito estranho para vc, pode até se assustar com as situações que irá presenciar.
    Acredito que vc tenha levado uma vida a dois por um longo tempo e hoje é tudo diferente do tempo que éramos solteiros (rsrs)...mais liberdade, mais loucuras.
    Mas tenha sempre em mente que a pior decisão é sempre aquela que não é tomada.
    Tenho certeza que vc se sairá muito bem.
    Um beijão, Alberto."

    Vera... fui buscar esse bilhete do Alberto e confesso que tive que fazer um exercício para lembrar onde havia guardado, mas essa mensagem serviu como bússola para mim... o Alberto veio somente para me guiar naquele momento em que tudo parecia perdido, assustador de morar sem o marido...me separar querendo que isso não acontecesse NAQUELA ÉPOCA!!!

    Vejo que essa profecia se cumpriu.
    Lutei, abri caminhos sozinha, venci e venço solidão, mas estou aqui...novinha e com uma nova vida se apresentando para mim nesse momento em que conheci o Anibal.

    Demorou demais...demorou sim.
    Ainda tem caminhos, mas o importante é recomeçar...a verdade está nessas palavras do Alberto: "tenha sempre em mente que a pior decisão é sempre aquela que não é tomada.."

    Estou aqui e aí... contarás sempre comigo Vera, porque sou o exemplo vivo de romper a infelicidade.

    beijos, Maria Marçal Souza - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    A vida nos mostra tantas curvas, tantos desencontros e tantos sonhos desfeitos e destruídos. Infelizmente, todos nós estamos sujeitos a passar por momentos como esses. Precisamos ter muita força e coragem para enfrentar tamanhas dificuldades.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  5. Olá Vera!

    Dizer o quê minha amiga?...
    Tenho a certeza que tomaste uma decisão que amadureceste longamente. Não foi tomada de ânimo leve nem é uma frivolidade, por isso acredito na tua paz de espírito e felicidade. As mudanças não são fáceis, mas podem tornar-se numa enorme fonte de prazer.

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  6. Obrigada amigos, a todos vocês, pelas palavras carinhosas, aqui e no dihitt, pelo incentivo e mensagens de confiança.
    Eu sempre disse que amigos são um tesouro que a gente tem que guardar com carinho.. e como me faziam falta, nestes últimos 15 anos, depois de ter saído de São Paulo. Agora, com o Blog e no dihitt, vocês não fazem idéia da diferença que faz, "ouvir", ainda melhor, "ler" aqui suas palavras! Sempre que eu estiver me sentindo só, vou recorrer a elas para me animar e me colocar onde sempre gostei de estar : do lado da vida em que as melhores coisas acontecem, porque a gente tem olhos para ver e a opção por escolher por onde seguir.
    Eu agradeço a todos, com o meu carinho e oferecendo minha eterna gratidão e amizade.
    Beijo carinhoso a todos, Vera.
    E, Maria, por favor me perdoe!! Estou a chamar o Anibal ( o "seu" Aníbal, por outro nome.) foi distração e porque tenho mesmo esta dificuldade para gravar nomes.

    ResponderExcluir
  7. Olá Vera,

    Infelizmente para os relacionamentos (e para muitas outras coisas) não há um manual, e o que poderia dar certo para mim não poderia para você.

    Mas te desejo de todo coração que Deus te ilumine e que você tome a decisão certa. Lembre-se que às vezes enxergamos muito perto, e essa limitação pode fazer com que não exerguemos o que de bom há na próxima curva da estrada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. A Re indicou e ca estou eu lendo um texto lindo,emocionante e reflexivo.Entro nesse seu blog barbaro... Estou boba! Tudo haver comigo.Mulher,meno,desespero etc...Estou contigo e nao abro. Muito prazer, eu me chamo Shirley e estou no Dihit como mshirley.

    ResponderExcluir
  9. Vera,nem sei o que dizer porque estou apenas começando essa que espero ser uma longa estrada chamada casamento.Venho ao seu blog há pouco tempo,mas o suficiente para dizer que aprendo sempre com estes seus relatos de vida e acredito que a maturidade pode significar sabedoria(não para todos) e é sabedoria o que sinto nas suas palavras.
    *Recebí 1 prêmio e compartilho com você-está lá no blog belli ricordi.
    Abraços e bom final de semana,da leitora Bergilde Croce

    ResponderExcluir
  10. Tudo ja foi dito, Vera.
    Mas quero desejar a você serenidade, luz e o amor do Pai Maior para guiar as suas decisões.
    E que você tenha a paz que merece.

    Abraço carinhoso,
    Serenissima

    ResponderExcluir
  11. Olá amiga Vera!
    A vida por vezes nos trás situações complicadas. Nestas horas todas as decisões são difíceis. Vou torcer para que tudo se resolva para a amiga da melhor maneira possível.
    Desejo a amiga muita paz e harmonia.
    Grande abraço, Fernandez.

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho muitos e bons olhos pra você. Acompanho você, desde que conheci, sempre li com atenção o que você escreve e se entrega.

    É por isto que estou aqui, para receber esta sua entrega com o maior respeito que você sempre passou nas linhas que nos oferece. Saiba minha querida, que o homem tem estas idéias infantis de que o amor tem que ser sempre arrebato. Eu assisti isto em casa com meus pais. Mas a ficha cai, e ele aprende.

    Agora, não se preocupe com ele. CUIDE-SE. Deus abençoa os anjos, querida. E você esta entre eles.

    Sabe que sou sua fã, né? Tou na torcida por vc!

    Bjs

    Val

    ResponderExcluir
  13. Estou torcendo por você.
    Desejo que reencontre a felicidade.
    Que possa alçar voos tão altos quanto desejas.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  14. Vera,

    Venho agradecer a sua visita e a linda mensagem de condolência, em nome de todos de família o nosso muito obrigado!

    Grande e fraterno abraço,

    FrancK

    ResponderExcluir
  15. Vera, não sei por que caminhos me ví aqui, lendo voce e mergulhando de cabeça em sua história...
    Por motivos outros, me vi obrigada a retomar minha vida, depois que achei que já tinha vivido tudo...ou quase tudo...

    Não, não tinha...rs

    Recomecei...

    Se está sendo fácil? Não... dificílimo e dói demais... mas quando me olho no espelho, adoro essa mulher livre e cheia de vida que acordou de um sono profundo que durou 21 anos...

    Querida, beijos meus e todo o meu carinho...

    ResponderExcluir
  16. Olá, cheguei aqui pelo Flickr. Bem minha história é identica a sua e depois de 18 meses de separação sou outra mulher, cheia de vida, vivendo situaçãoes que achei só aconteciam na adolescencia, contando cada dia passado como mais um degrau que subi na vida para ver alem do horizonte. Continuemos determinadas e de coração aberto para novos relacionamentos quer sejam amorosos ou amigáveis! Miriam

    ResponderExcluir
  17. Amigos, em outros tempos, com a discrição que me era peculiar, nunca falaria de minha vida ou do que acontecia em meu relacionamento com ninguém. Hoje, as experiências de vida e a maturidade me trouxeram a certeza de que, a vida que eu tanto quis preservar como "nossa" e compartilhar com apenas um, é "minha" também. E por isto, e para me manter lúcida, tenho escrito aqui o que se passa.
    Foi muito bom,porque percebi que, com amigos, gente no mesmo barco,nos sentimos mais humanos; foi bom, se ajudou outros a refletir,e também porque, falar de nossos sentimentos nos faz seguir em direção a melhor compreensão do ser humano, em seus desejos, falhas e sonhos...
    Agradeço a todos os que me receberam com o respeito e carinho que eu nem imaginava encontrar. E estou aqui, para o que der e vier, dentro do possível, a estender a mão também a vocês quando quiserem compartilhar momentos difíceis ou de alegria, torcendo sempre por vocês, para que os últimos, sejam em maior número.
    Abraço carinhoso, Vera.

    ResponderExcluir
  18. Oi! A separação não é fácil, principalmente qdo temos filhos e família envolvida. Mais difícil qdo quem a decisão é da mulher. Nós somos alvos de julgamentos de toda espécie. As mulheres tem q ser perfeita e fazer tudo certinho. Todo relacionamento se não é reacendida todos os dias a chama, ele se desgasta, e as vezes chega ao ponto de não dar mais. O homem é acomodado, tem mais medo de ficar só do q a mulher; se acostuma com a ideia de ter uma mulher a sua espera. Por isso olhe pra vc, e veja o q vc quer. Nao tenha medo de mudanças. Se ame, pense em vc, e veja o vai lhe fazer bem. As pessoas não tem q dá pitaco na sua vida. A vida é sua, e vc tem q procurar sua felicidade, mesmo q não seja completa,pq lhe garanto q é difícil contenta todos os corações nesse mundo de preconceitos!!

    ResponderExcluir
  19. Quantas experiências...Diferentes nas atitudes mas puras experiências...
    Você tem a resposta dentro de você, seja primeiramente sincera com você, e tente de todas as formas ser feliz.
    bjos no seu coração!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo! Obrigada.

Clic para compartilhar com...

Compartilhe, mas mantenha minha autoria, não modifique,não uso comercial

 
BlogBlogs.Com.Br
diHITT - Notícias