segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

" Filho ? é tudo de bom, não é?"

    Cada filho tem suas características marcantes, não é? Este, que foi me visitar no blog ( eles nem sabiam, só agora avisei), é um homem generoso. Imaginem, escreveu lá : "...mãe blogueira e filho despreparado!", só porque não sabia onde colocar o comentário!! Muito generoso, como sempre, ele vê nas pessoas também o que elas tem de melhor! Desde pequeno que ele me ouve dizer : você é meu filho Rodrigo, que eu mais amo e é especial pra mim!

     Todos ouviram isto e, é verdade. Cada um, com suas características é especial para mim, e quando eram pequenos tinham ciúmes um do outro ( o que é normal, não é?). Viviam medindo o refrigerante, pra ver se eu havia colocado mais em um dos copos, e coisas deste tipo. Então, foi com aquela frase que eu conseguia dizer a cada um deles, que não precisava ficar competindo... ficou uma brincadeira entre nós.
     3 meninos! Hoje, 3 homens. Me orgulho dos 3. Não por serem perfeitos, mas por saberem levantar, quando tropeçam e continuar andando. Me orgulho deles, por colocarem avental e irem pra cozinha e saberem que mulher tem que ser respeitada; me orgulho deles, não por conseguirem tudo o que ambicionavam, mas por tentarem rir um pouco das próprias bobagens, por serem honestos e terem a consciência viva de que não prejudicam ninguém que esteja a seu lado no trabalho, porque não é assim que se sobe na vida !
    É sempre difícil educar 3 filhos, ainda mais homens! Quando chegaram na adolescência, começou a ficar mais difícil : " Mãe, como é que você diz que a gente não tem que brigar, pô! o cara te xingou! meu, você viaja na maioneze. Não dá pra ser bonzinho todo tempo, não!" Vocês sabem como é, não é ? Adolescente corajoso ou briguento é uma preocupação nos dias de hoje, que basta pouco para um revide violento. Quando brigavam entre si, eu ficava "baixinha" no meio deles! e odiava ser mãe, nestes momentos. Com eles, comecei a ter que aprender a "ter que dizer não" e a mandar. Mas confesso que não fui muito coerente como a psicologia diz pra gente ser. Eles argumentavam, já sabiam que uma boa conversa, é meu ponto fraco...
    E eu passei a bola pro pai. "Fique mais presente ! É a sua vez!" Eu dizia a eles que não sabia como ensinar-lhes certas coisas que são necessárias no mundo "lá fora" (dos negócios,etc). O pai foi um ótimo exemplo de batalhador, de como é necessário ter-se auto-estima e ser decidido e persistente para conseguir as coisas! Não estava muito presente em casa, ou nas brincadeiras, mas sempre esteve presente em seu trabalho, que garantia para os filhos, os estudos que ele mesmo não pode ter.  Mais tarde, algumas vezes, vinham conversar comigo sobre sexo e meu marido (criado no sistema antigo) me dizia : "Você é muito liberal com eles!" Depois, o pai acabou se acostumando e percebeu que a verdadeira amizade é tudo de bom e, é o melhor. Dura pra sempre !
   Assim, meus amigos, desculpem( me empresta um guardanapo)... estou babando pelos meus filhos! mas vocês entendem, não é?

     Quero dizer a todas as mamães de filhotes novinhos, que o tempo passa depressa mesmo! eles crescem tão rapidamente, meu Deus! É difícil ser mãe ( e pai) quando são pequeninos dão uma canseira! Sinto dizer que depois as preocupações aumentam, e quando crescem, já não podemos "protegê-los", a não ser, passando a bola pra frente e pedindo a Deus que os proteja! MAS, TODO O TRABALHO VALE A PENA !
     Meus filhos são uma benção em minha vida! Quando o tempo passa, e eles se tornam adultos a gente pensa que eles nem se lembram mais o que fizemos por eles e, de repente, cada um a seu tempo, em diferentes ocasiões, vem nos dizer coisas a nosso respeito, vem nos agradecer por algumas coisas, ou nos confessar como foi importante algo que lhes demos, ou vem nos animar... gente, é tudo de bom!
     Vocês que tem filhos pequeninos aproveitem e quando estiverem desesperados, seja pelo motivo que for, lembrem-se... vai passar e não desistam deles nunca! Façam-se presentes, mesmo que na adolescência, eles nos olhem como se fôssemos fósseis saídos de um filme antigo, fiquem por ali, ao alcance deles! Posso lhes garantir que é o melhor e que, mais tarde, mesmo sem esperar,recebemos bençãos imensas!
     Um abraço carinhoso a todos os amigos. Um abraço especial às mães, aos pais, mesmo os de filhos ausentes, até dos filhos do coração.
    Vera.

6 comentários:

  1. Olá, Vera. Vou te dizer, fui lendo e pensando nos meus 3 filhos (2 meninas e 1 menino), já casados e com filhos. Era igualzinho a sua descrição. Eu dizia pra Juliana, você é a minha filha mais velha preferida, pro Rafael, você é o meu filho preferido e pra Tatiana, você é a minha caçula preferida. Até hoje eles riem disso. Chegou a vez dos netos. A mais velha, a do meio e o meu netinho preferidos. Os meus bebês mais lindos. rsrsss Concordo com você: Filho é tudo de bom!
    Obrigada por compartilhar conosco essa alegria.
    Beijos
    Bel

    ResponderExcluir
  2. Olá Vera
    que mensagem maravilhosa
    Eu ainda tenho meu com sete aninhos e estou aproveitando muito a infância dele, cada sorriso. Eu voltei a ser criança
    novamente.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Vera! minha amiga tão especial que surgiu recentemente no dihitt...

    Sou mãe de apenas uma menina: Maria Julia que até o nome é lindo! Tem 19 anos hoje, mas lembro até mesmo do momento em que ela saiu de mim e me puseram no peito! que maravilha...que benção de Deus termos filhos!

    Seremos eternamente mães: de um, de dois, de três ou de filhos que já partiram... mesmo assim esses Seres que passam por nós porque não permanecem conosco ... nos deixam um legado de realização plena.

    Amei ...amei essa postagem....

    beijos, amiga

    Maria Souza - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto!!!

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Sensacional seu texto e que amor belo, continue assim amiga.
    Abraço forte

    ResponderExcluir
  6. Olá,descobri através do Google e me encantei com seu blog.Registros de conteúdo e que transmitem boas sensações ao leitor,parabéns de uma mãe muito apaixonada e interessada na educação de seus filhotes adorados,Bergilde Croce.

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo! Obrigada.

Clic para compartilhar com...

Compartilhe, mas mantenha minha autoria, não modifique,não uso comercial

 
BlogBlogs.Com.Br
diHITT - Notícias