quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A imensidão do mar...


Dar-se conta do amor que a gente tem dentro do peito é assim como ver o mar pela primeira vez e perceber sua imensidão. Primeiro a gente pensa que parece impossível que aquilo tudo não derrame pelas bordas do mundo, não invada o urbano e a natureza do outro que está próximo. 
A gente olha o vai e vem das marolas na areia que brilha a cada vez que o mar se retrai. Ele, que a hidrata e penetra. Ela, que o acolhe sem resistência. Ambos se tocam numa alternância de movimentos que pareceriam opostos, se não soubéssemos que são complementares. Como afago, carinho que faz à amante, o mar se estende grandioso e soberano sobre ela, sobre aquela que lhe dá suporte. Fica claro, neste momento, que ele é feito para banhar, alimentar, maravilhar aquele que descobre sua existência. O que vemos é o depois, depois deste ato de amor, depois que o amor toca a alma e a toma para si. É quando os dois ficam ali deitados apenas respirando, embora grande parte de si mesmos, ao mesmo tempo esteja fertilizando a vida, cada um em seu próprio elemento. Vemos o momento da intersecção dos dois elementos, onde seus limites se permitem penetrar, quando o amor e a alma a que pertence interagem e ambos se fazem um. Contudo, ele não a fertiliza diretamente, mas prepara o ambiente da amante para aquele que virá, um pescador, um habitante da aldeia ou talvez, da cidade.
Algumas vezes, este interlúdio, encontro do amor com nossa alma não é tão manso nem o ritmo é um “pianíssimo”. Quando as pedras estão em seu caminho e a paisagem se modifica, podemos ter uma visão diferente do amor que nos fertilizou. O mar batendo bravo contra a alma que está ali endurecida e não quer ceder, é uma das possibilidades. E a isto podem somar outros elementos da paisagem e da natureza, os ventos, tempestades e furacões. Então, o mar invade, num movimento de força indomável e incontida, muitas vezes furiosa, como reagindo a alguém que tivesse ousado pretender represá-lo ou mantê-lo em filtro de barro, com uma torneirinha para ser aberta só quando dele quisesse beber. Mar de verdade, não aquele das pinturas e aquarelas, vai buscando aquilo que era seu, o espaço que deveria lhe pertencer se não houvessem antes o invadido na maré vaza, ou negado sua existência só por não conhecê-lo. E, em algumas praias, temos visto que ele vem, cobre, engole, destrói até!
Ah! não é porque somos do interior, que podemos negar o que ele é. Um dia, mais cedo ou mais tarde a gente descobre que está mais perto do que supúnhamos. Ele está ali, dentro do peito, vivo, com capacidade para inundar de amor, perdão e afago, ou destruir. Ele é água, sentimento, emoção e procurará sempre o espaço que é seu. Não é possível represar a força de vida do mar, sua necessidade imperiosa de ser, sua pulsação natural. No entanto, podemos tentar conhecer aquilo que trazemos no peito. Eu, por mim, procuro manter-me numa praia mansa, onde haja espaço para deixar que se espalhe, pois um dia tentei contê-lo, e aprendi que isto não é viável.
Independente de eu ter escolhido amar o mesmo pescador, entre tantos, pela eternidade,
a paisagem neste tempo nunca seria a mesma e as marés se revezaram. Eu sei, assim é a vida para quem vive com o mar a seus pés ou dentro do peito. Um dia apanho conchas, deito na areia fresca e banho meu corpo, sentindo o sol brilhar em minha pele. Em outra manhã, logo após a maré cheia e a tempestade, verei destroços, galhos e algum lixo. O pescador pode ter se ausentado em viagens a procura de conhecer mares distantes, ou mesmo entrado mar adentro de seu peito até descobrir quem, afinal, habitava suas praias.
Mansa era minha forma de amar e embora tenha escolhido uma praia tranqüila para viver junto ao mar, um habitante de Nova York, náufrago de tempestade, trazido por inesperada corrente marinha, poderia aparecer de repente na praia idílica e quase deserta onde eu estava. E talvez se demorasse a descansar e observar as conchas, e a respirar a brisa do mar que conheço. O mar que, por seguir pulsando dentro do peito, iria fatal e naturalmente de encontro aquele que ao se aproximar demais, mostrou que trazia nos olhos o mesmo brilho da areia e de estrelas marinhas. 
Água do mar é viva. Não morre como estátua no cimento, não pode ser mal contida. Seu destino é fluir, banhar, encontrar-se com o limite que a receba. O amor dentro do peito, não pode ser represado. Mar também não. É desperdício não crer em sua capacidade de fertilizar a vida. Tolice imaginar que ao se recolher na maré baixa ele ficasse por lá, para sempre quieto, e não retornasse trazendo tesouros ou escombros de suas profundezas. Ele não obedece à nossa vontade, mas ao que está acima de nós, e pertence à nossa natureza.
Minha natureza é a daqueles que conhecem o mar, mergulharam nele de corpo inteiro e andaram anos com os pés tocando suas águas rasas e a areia, exatamente naquele ponto em que o amor e a alma se encontram, numa paisagem que se mostra diferente a cada dia, a cada fase da lua.
Portanto, procurar a praia onde possa de novo deitar com o amado e amar mansamente é instintivo, é o único modo de conter o mar, é reencontrar a paz e sentir, como no respirar dos amantes, o pulsar harmonioso da vida que se completa no movimento  daquilo que, neste ato, encontra sentido.
Texto: Vera Alvarenga
Foto: Priscila Pereira 

6 comentários:

  1. Água do mar é viva...

    Ontem, Vera, quando eu caminhava na beira da praia, conversava com minha irma e falei sobre voce. O quanto gosto do que escreve, como voce é sensivel, que tudo que faz é bonito.

    Tudo que voce escreve parece ter um pedaço de mim. Acho que olhamos a vida de maneira muito parecida. Até quando lhe ouço, as poucas oportunidades que tive, é sempre bom demais ouvir o que tem a dizer.

    De milhares de pessoas, que bom, encontrar alguem que é tão parecida, como se tivesse o mesmo gene.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ouvir isto, obrigada, Sissy!
      Sabe de uma coisa? Eu passei muitos anos me achando diferente...rs... acho que quase todo mundo é assim.. ainda mais porque vivia no meu cantinho, sou mais quieta ( só quando escrevo, destramelo..hehehe).
      É muito bom a gente encontrar gente "da mesma turma"!! A gente se reconhecer em outros, por algumas características é muito legal, nos tira do isolamento, nos aproxima, além de trazer alegria, que nós sabemos, é fundamental, não é mesmo?
      Beijos e boa semana!

      Excluir
  2. Olá amiga Vera que lindo texto, muito sensível, adorei também a imagem.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga! Também achei a imagem muito delicada.Obrigada por vir.
      Beijo e bom final de semana!

      Excluir
  3. Que texto inspirado, como você captou bem o que o mar transmite, pelo menos para mim que o adoro.
    Algo que amo fazer é sentar sobre rochas frente ao mar e contemplar sua força. Já para me banhar prefiro águas mansas, sem ondas. Ah, amo o mar de todos os seus jeitos e feitios.
    Não é à toa que somos 70% água. rsrs
    Tenho uma gravação que fiz para conduzir uma visualização/relaxamento com fundo musical incluindo o som de ondas quebrando na praia. Se você quiser posso enviar pra você por e-mail, é só avisar..
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Também o adoro.Eu, agora, estou bem longe do mar. Me fascina e eu morava numa praia belíssima - Ingleses. Nela há um certo equilíbrio de movimentos que faz com que a praia seja diferente dependendo das fases da lua - tem ondas, mas não são enormes; tem as ilhas lá no horizonte, pedras e dunas nas suas beiradas, muito espaço na areia pra gente andar...é tudo de bom. De vez em quando aparecia uma baleia, os golfinhos iam sempre brincar por lá e, ver os pescadores puxando as tainhas na época da pesca era fantástico! Agora, sou como você..para me banhar, prefiro aquelas que parecem um lago, como a da Daniela, em Floripa.
    Atena, adoraria que me enviasse a gravação e agradeço de antemão. Eu trabalhava há muitos anos atrás com relaxamento e usava também fundos musicais com barulho de água...etc...Seria muito bom lembrar e usaria pra eu mesma relaxar. Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo! Obrigada.

Clic para compartilhar com...

Compartilhe, mas mantenha minha autoria, não modifique,não uso comercial

 
BlogBlogs.Com.Br
diHITT - Notícias