terça-feira, 25 de outubro de 2011

Nova versão para a escolha amorosa de Páris..

 Na mitologia, o Julgamento de Páris representa o problema da escolha no amor, 1º grande desafio que a vida nos força a passar, e que representa nossos valores e o tipo de pessoa que queremos ser. Páris escolheu Afrodite seguindo mais seus instintos( de acordo com o livro que li),pois era jovem, e o apelo erótico e amoroso tinham grande peso, e não ponderou sobre a necessidade que teria dos dons que as outras escolhas lhe trariam.
  O mais importante nesta figura mitológica não é se ele cometeu um erro mas, que nos mostra que qualquer escolha que fazemos traz consequências para nosso "Destino". Pensando na escolha de Páris, cheguei à conclusão que, embora já não seja jovem como ele era da primeira vez, minha escolha continuaria a ser fundamentada no que mais acredito que necessito do outro e para mim como pessoa. Para brincar comigo mesma e com meus amigos, fiz uma nova versão de Páris, agora com idade madura..rs...tendo de fazer uma nova escolha entre 3 Deusas. Então é assim...
 - " No tempo em que deuses habitavam o monte Olimpo e os homens ainda apaixonavam-se por deusas, Páris, homem já maduro, foi chamado para escolher uma delas, desta vez já tendo conhecimento, por experiência, que as outras duas tentariam se vingar ( se ele se encontrasse desprevenido! ..rs...).
 A 1ª , numa grande bandeja de ouro, cravada de pedras valiosas, trouxe-lhe e lhe ofertou o Poder e a Influência no Mundo, ainda lhe prometendo deixá-lo ir e vir para usufruir disto, como bem quisesse. Páris encheu-se de júbilo ao imaginar com que prazer tiraria proveito desta oferenda.
A 2ª, numa bandeja igualmente grande de prata, forrada com valiosissimo brocado trazia um livro com inscrições de ouro. Ofertou-lhe o Conhecimento sem limites e garantiu-lhe que ela estaria à altura de sua Inteligência, podendo aconselhar-lhe para conseguir a realização de seus anseios políticos e de justiça, incluindo saber as respostas a todas as suas dúvidas existenciais. Agradou-o enormemente ao intelecto, tal proposta, o que lhe preocupou porque sentiu que seria difícil escolher e ficou apreensivo quanto ao dom da 3ª. Esta porém, o decepcionou de certa forma.
 Trazia uma pequena bandeja com uma taça dourada,onde apenas um diamante brilhava. Contudo, embora não fosse a mais exuberante e, para contrariar a história, nem a mais bela das três, vinha,mesmo assim, com um semblante calmo.
 Páris notou surpreso leve tremor em suas mãos, mas em seu olhar viu orgulho quando ela o dirigia a sua oferenda.
- Não lhe ofereço Poder, nem total Liberdade, pois ainda não os conquistei totalmente. Quanto ao Conhecimento, temo que terei de aprender muito contigo. Porém, não sou modesta! Prometo amar-te como se fosse o meu deus, embora saiba que não é, e oferecer-te a Felicidade numa taça a cada dia, nunca deixando de retribuir cada gesto teu que me surpreenda ou agrade, porque terei enorme prazer em amar-te. Te darei meu colo e irei aconchegar-me no teu. Através do ato de poder te amar, serei feliz e fiel ao próprio Amor, de quem sou cativa e sem o que, nada sou. Eu te farei feliz porque jamais rirei de teus sonhos e serei companheira em teus voos, com a única condição de participares comigo de um ritual uma vez por ano. Nele, nos olharemos nos olhos e, do que virmos dependerá o quanto poderei continuar a te fazer feliz.
Dizendo isto, afastou-se emocionada.
  Páris estranhou o fato da deusa, exatamente a que falava de amor, trazer velada em sua oferta certas condições. Desconfiou de sua idade, que não aparentava a beleza eterna das outras deusas. Virou-se e ao pé do ouvido de seu conselheiro Saturno, o também chamado Tempo, perguntou:
- Não achas estranho? Não te soa meio falso falar de amor e desafiar-me a merecê-lo?
- Tem razão, Páris. Quero alertá-lo de que, neste ritual a cada ano, notarás que ela estará envelhecendo um pouquinho e talvez também precise de ti.Contudo, posso garantir que não se trata de falsidade, mas de certa "condição" desta deusa.
- Conta-me, sem demora, então! Que segredo esconde esta deusa?
- Seu segredo e seu pecado foi uma vez ter deixado de amar, e então, renunciou a sua condição divina e tornou-se, para sempre, quase totalmente humana, com exceção dos momentos em que puder estar amando.

Foto e Crônica : Vera Alvarenga.


6 comentários:

  1. Profunda esta mensagem.
    Há ensinamentos que nos fazem pensar do quanto somos imperfeitos, mas que temos oportunidade de
    fazer tudo mudar.

    beijos,Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  2. É isto aí,Maria! Hoje mesmo tive um desafio grande a enfrentar e percebi que era o meu jeito de não saber dizer "Não", ou de me calar podendo o outro imaginar que eu concordava,quando na verdade não consentia, que deu margem a este problema. Então tive de ter coragem, deixar o medo de magoar pra lá, tive de mudar as coisas.
    Por isto acho engraçado quando as pessoas dizem que não precisamos nos explicar. Às vezes precisamos sim! A vida é movimento e cada caso é um. É preciso mudar quando necessário.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Vera, eu acho que os livros e filmes precisam ser reescritos, porque nunca vi tamanha beleza quanto a sugestão que apresentou. Grandiosidade. Eu seria capaz de encenar tal ato!

    Acho que vou ler mil vezes ou mais, pq perdi as contas quantas vezes li a historia de Páris.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sissy! fiquei emocionada com seu comentário! muito obrigada. E, com certeza eu sei que a peça seria um sucesso! Se tiver alguém do teatro para montá-la, assino em baixo...e vou lá bater palmas na primeira fila pra você! ( aliás tenho uma peça infantil escrita e guardada na gaveta...rs...)
    Beijos e feliz tarde pra você!

    ResponderExcluir
  5. Vera!
    Que profundidade vc consegui dar a algo que já era tão profundo como a mitologia de Páris...
    li e reli.
    Desconfio que ele não escolherá a 3ª opção e nem o culpo por isso...pouco homens a escolheriam. Nem todos sabem dar valor ao q tem valor e nem se arricariam a prometer olho no olho 1 vez no ano para todo o sempre...afe! Troca? Décadas trocando com o outro? É difícil para o sexo forte...rs
    Mas...se ele aceitar, acho q ela pode conseguir ensiná-lo a ser feliz e a conhecer o amor como deve ser o amor - sem máscaras, sem fugas, cara a cara com a contabilidade zerada. Bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcela!
    Vamos torcer por ela então!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo! Obrigada.

Clic para compartilhar com...

Compartilhe, mas mantenha minha autoria, não modifique,não uso comercial

 
BlogBlogs.Com.Br
diHITT - Notícias