terça-feira, 23 de agosto de 2011

Reforma em Votorantim prevê solucionar problema de poluição do rio.

Semana passada participei pelo MSN do programa Debate dos Fatos da TV Votorantim, fazendo 1 pergunta que me foi respondida no ar, pelo que agradeço.
Perguntei: - " Se a reforma que a Prefeitura de Votorantim está fazendo na Praça de Eventos onde acontece a Festa Junina, prevê a canalização também da água suja que entra direto no Rio Sorocaba por um cano de esgoto que passa por baixo da avenida ( nem sei se vindo apenas da Festa)."
  Isto me preocupava desde o dia que fui fotografar o rio que adoro, e me surpreendi com a sujeira que vinha deste cano e entrava direto no rio, durante as Festas Juninas de Votorantim. Me surpreendeu porque deveria estar acontecendo há anos e é um problema sério que precisava ser urgentemente resolvido. Sei do esforço da Prefeitura de Sorocaba em seu Projeto de  despoluição do rio, portanto Votorantim, sua cidade irmã e vizinha, deve cooperar. Cheguei a colocar as fotos no meu blog e falar do assunto também por email a jornalistas da TV, pedindo-lhes apoio, porque isto havia me entristecido.
Foi feita reportagem muito boa a  respeito da poluição, convocando a população a se conscientizar da importância da qualidade da água do rio, e cidadãos entrevistados falaram de seu desejo de continuar a pescar no rio, como sempre fizeram. Mas,parece que não tinha sido citado o problema dos canos levando sujeira. Por isto, aproveitei a oportunidade do programa para mais uma vez, tentar saber se na reforma, foi pensada uma solução.
Então, fiquei contente com a resposta da Luciana que apresenta junto com o Werinton o programa de TV que mencionei, dizendo que o Prefeito citou em outra reportagem, que sua intenção com a reforma também é sanar este problema. Que bom!
Então, vamos esperar que tudo se resolva. Que o rio possa continuar a ser o símbolo de um relacionamento de amor e respeito à natureza, por parte da população de suas margens. Assim evitaremos o que ocorre com o rio Tietê por exemplo, que sofre pela irresponsabilidade dos homens.
A Festa Junina é um evento maravilhoso que traz turistas à cidade.
O Rio Sorocaba é lindo, tem recantos que, em Votorantim, poderiam ser transformados em belos locais para a comunidade e turistas poderem usufruir, como já foi feito na cidade de Sorocaba. Espero que assim seja. Que em suas margens possamos ver árvores floridas e que suas águas se mantenham isentas de despejos indesejáveis. Que a vida que ali existe se multiplique. A cidade de Votorantim pode ficar muito bonita e valorizada se este aspecto for cuidado.
 E, evidentemente, isto não se trata só de educação voltada à ecologia, ou de um serviço de valorização ao meio ambiente com o respeito devido à flora e fauna, mas inclui respeito aos cidadãos e moradores da região, que merecem lazer às suas margens... e também precisam responsabilizar-se por mantê-lo limpo. A água é do planeta.
  Que bom, parece que vamos ter uma atitude de coerência e cooperação que trará benefícios a todos, com certeza! Estas 2 cidades bem poderiam servir de exemplo a tantas outras! E eu continuarei feliz a fotografar as belezas deste rio!
Texto e fotos: Vera Alvarenga



4 comentários:

  1. Saudações!
    Amiga VERA:
    Maravilha o seu trabalho!
    É aos poucos que se vai conquistando o penoso processo de conscientização da não agressão aos nossos rios. Eu faço questão de deixar registrado o seu relevante trabalho minha amiga. Muitas vezes eu não disponho de tempo para dar uma passadinha aqui com você, mas de deve aos meus afazeres.
    Sempre a frente minha amiga!
    Parabéns por mais um magnífico Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lison!
    Meu trabalho em relação à conscientização da responsabilidade de todos em relação à Água como Fonte de Vida, publicamente, começou em Florianópolis com um Projeto de mosaico com crianças de uma escola de lá. Depois, fiz o mesmo em Birigui. Foi um sucesso graças ao apoio das diretoras das escolas e à participação das crianças e professoras. Se eu tivesse ainda meu forno de cerâmica, já teria levado este projeto à Prefeitura ou escola de Votorantim ou Sorocaba.
    Quanto à reforma que está havendo aqui em Votorantim, é uma obra da Prefeitura,mas os cidadãos precisam ficar atentos e participar conscientemente da preservação da qualidade da água nos rios, não é mesmo?
    Abraço grande,meu amigo e compreendo perfeitamente sua falta de tempo. Também sofro do mesmo mal. Obrigada.
    Vera.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post! Seu blog está de parabéns, continue assim!
    Acesse: http://www.frpromotora.com/44589066. Conheça a sua próxima oportunidade de renda extra e sem sair de casa. Faça um cadastro no site é simples, rápido e fácil. Teste e conheça! Se não fosse verdade eu não divulgaria, fica a dica ;)

    ResponderExcluir
  4. Galera, devemos cuidar sempre do meio ambiente. Somos agentes fiscalizadores desse meio que nos pertence. Cabe a nós atuar de forma a cuidar sempre o q num futuro será dos nossos herdeiros.
    Vamos mudar o mundo? Proponho essa mentalidade. Com pequenos gestos somos capazes de fazer a nossa parte. Se cada um fizer a sua parte o mundo será melhor cada dia. Pense nisso! abrass e parabens pelo post, muito interessante!

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo! Obrigada.

Clic para compartilhar com...

Compartilhe, mas mantenha minha autoria, não modifique,não uso comercial

 
BlogBlogs.Com.Br
diHITT - Notícias