quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

- " Conversa com Uma Bruxa, no Sótão..." Parte I

Ela vinha descendo a rua, quando viu um casal de namorados e perguntou:
  - Vocês sabem onde está o nº 7 desta rua, onde mora uma jovem fada?
  - Senhora,  é ali, naquela casa com aquele jardim mas quem mora lá não é uma "jooovem"..Tem mais ou menos a sua idade eu acho e, nos últimos dias, anda parecendo mais uma bruxa ! Respondeu a garota, sorrindo.  E os namorados  foram cuidar da vida.
   - Tá bem, obrigada.  Hã, hã ... Eles pensam que vão ficar jovens a vida toda... Que delícia a juventude!
  Ao chegar à frente da linda casa, bateu à porta. Não foi atendida. Olhou para cima ,viu a janelinha do sotão aberta, por onde saiam poeira, “cobras e lagartos”. Decidida, entrou na casa, subiu  escadas e , sem cerimônias, abriu a porta da salinha onde havia um grande espelho quebrado, pequenas lembranças espalhadas pelo chão e um baú ,em frente do qual, uma mulher estava ajoelhada.
   Esta, totalmente absorta em sua tarefa de revirar o baú, notou sua presença mas sem abalar-se, apenas pediu-lhe que sentasse ali mesmo no chão, pois ela, estava muito ocupada, procurando algo importante. Era caso de vida ou morte!
   - O que aconteceu com você, minha jovem? Parece saída de uma guerra, assim descabelada, mal cuidada..sua cara  ainda está aí, em baixo desta poeira toda? Quero ver seus olhos! Deixa ver..Nooossa !! Tá mais pra bruxa, mesmo! A garota tinha razão!
   Tal comentário, irritou a mulher.
  - Hei, o que esperava encontrar, uma fada por acaso?  Você vem assim do nada, sem ser convidada, me pega num momento tão difícil e ainda caçoa de mim?! Tá pirada, ou o que? “Onde está a jovem fada ?” Isto é pergunta que se faça? Ora, por favor, não vê que estou tentando encontrar...humm...rever... juntar...
 - Olha os modos! Já vi que perdeu as asas há muito tempo. Está até desconfiando de pessoas como eu! Note que pelo menos eu ainda tenho as minhas asas!
 - Ah, olha pra você. Olha ali naquele espelho. Vai lá... Fala a verdade, não dá uma nostalgia...?
 - Eu não preciso olhar para o espelho. Primeiro porque fico mesmo assustada vendo como o tempo voou! Depois, porque sei quem sou. Mas você, não se olha nele há muito tempo, eu acho !
 - Grande vantagem. Também sabia o que eu era, aliás você também sabe quem sou, mas ultimamente,  ando  triste, meio perdida.
 - Sinto muito, mas vou ter que dizer.. eu  te  a- vi-sei!  Daquela vez, você era jovem ainda, tinha retornado à faculdade, os filhos já adolescentes... não tinha que voltar! Estava indo bem e ele, feliz de ter a liberdade que queria. Está certo que  tinha a atração, tesão, vocês se amavam, eu sei, mas não combinava... Justo quando já ia fazer um ano, você teve uma recaída! Que decepção! Lembra? até teu pai falou o mesmo quando você contou-lhe que ia voltar a sair com um homem...e era o mesmo! Eu sempre desconfiei que suas asas eram mais de andorinha, do que  de fada!
  - Que saco! A gente se amava!
 - Tanto, que ele  ia ser seu sócio e acabou fazendo outros negócios, totalmente diferentes, te deixando na mão, não é? Por que não continuou só namorando com ele? Mas não! tinha que voltar?!
 - Você não lembra do acidente quando fomos chamados de madrugada e pensamos que o nosso filho, era um deles, lá no hospital?  Graças a Deus, ele não havia voltado de carona naquela moto! E com meu afilhado que tinha capacete, só uns pontos no joelho resolveram tudo. Ainda bem! Naquela madrugada percebi que diante da morte( ou quase) nada era mais importante do que a família, estarmos todos reunidos novamente. Não tem preço. E sempre pensei assim : tudo tem jeito, menos a morte! Achei que era um sinal...
 - Pode ter sido, ainda mais que você vive procurando os sinais! Mas nem sempre enxerga os faróis que eu acendo, não é? O tempo passou, já teve seu significado. .. mas, ele tem este jeito que não combina com você, ou, você não estaria assim., ou..tra... vez! Vou te confessar, agora me deu raiva do jeito egocêntrico dele de olhar sem ver, de não te levar em conta, de não reconhecer, de fingir que não sabe dar, só para acomodar-se em continuar apenas recebendo. Será que homens não sabem que tudo morre, sem alimento?! Estou com raiva deste jeito grosseiro dele te interromper, te corrigir, até de trair !
 - Não diga isto! Não vem ao caso, pensar nisto. Eu já esqueci, ele era jovem, e nunca tive certeza!
 - Ah!claro, você só vê os sinais do que quer ver...limpem os óculos dela, senhores querubins! Falo da traição que mais te machucava, a de divertir-se sozinho, querendo te guardar em casa, pra te proteger do mundo! Quanto egoísmo e que capacidade para te convencer! E você, a princesinha adormecida dos contos de psicologia! Ele sempre fez o que queria...
 - Nisto você tem razão. Eu sempre quis compartilhar o que encontrava de bom, mas ele, até hoje é muito na dele. Às vezes me sinto como se fosse uma intrusa, quando ele vê TV ou conversa com alguém, se participo ,ele me olha como se eu estivesse roubando o momento dele. E é isto que me dá esta sensação de pena quando penso que hoje, poderia estar com alguém que valorizasse minha presença, que não falasse tão secamente comigo num minuto, e logo no outro, estivesse bem. Nunca sei quando ele está disponível para um contato. O que mais dói é que perdi minha espontaneidade, falta alegria.
 - Ele sempre vai falar com você secamente, sempre vai ser impaciente, porque ele é assim. Não é por sua causa. Não é  culpa sua, é o jeito dele, entenda! Quando ele relaxa e deita, ou dorme, não é um anjo? Vocês  não dormiam sempre abraçados,  não andam sempre de mãos dadas na rua?  "Casal 20 !", coisa para filme ou rápidos momentos.  Não há um motivo pra ele te tratar assim. É assim que "ele" é.  Tem boas qualidades, mas tem esta também - ele se isola -  e só permite que você entre no mundo dele, quando está a fim! Talvez tenha aprendido isto na difícil infância que teve. Bem, mas não interessa,  não vou defendê-lo hoje, não! Afinal, esta história de infância que te fez, por anos querer recompensá-lo por ela, já vai longe e, você não tem culpa ! Você não tinha que se responsabilizar pela felicidade dele, ou de vocês dois. Ninguém tem! Isto é uma tarefa a ser dividida, minha cara.  Além disto, você também teve sua infância e suas carências, se não lhe faltavam coisas, faltavam pessoas, brincadeiras, você era tão sozinha, lembra? Está bem, você não pensa nisto. Contudo, sempre que ele precisa de apoio , sabe que pode contar com você. Por que, quando está bem e com dinheiro  se torna tão arrogante? Aí você não conta? Isto, pra mim, é que é traição, entendeu? Claro que entende, pois se é isto mesmo que te machuca.
 - Hei, velha, fecha essa matraca e vem cá! Olha esta foto! Lembra a gente lá no motel? Aquele ano foi ótimo.  A gente acabou conhecendo quase todos os motéis de São Paulo, da Raposo, da...
 - É, ele gostava dos seus convites. Puxa vida, pelo menos isto ele reconhecia que era bom - aventuras para um casal..é uma brilhante idéia. Engraçado que você alegrava a vida dele e ele se fazia de sério com você, talvez pra você ficar tentando mais e mais agradá-lo. A vida não é feita só de motéis, não é? Sexo, também era bom em casa. E no futuro?  Suponho que, com a idade, vocês hão de fazer menos sexo e tenha que ter sobrado muita amizade para a vida ser mais alegre,além do amor,claro.
- Com amor, se faz sexo até 90 anos, sabia?
- Não senhora! Com amor se vive bem... mas a sensualidade é filha da alegria , da confiança, da cumplicidade e aguça todos os sentidos, faz a gente "curtir" a vida com sexo, ou não!
 - Você pode me dizer, por que amar parece, para mim, às vezes algo tão "pesado" e cheio de renúncia, doação? Ele sempre disse que me amava, mas cobra tanto. E ele permaneceu mais leve e livre.

- Animadinha, você! Eu digo,que é uma fada!  Minha maturidade me diz que quando há amizade, além de sexo e amor, há mais alegria  e nada pode ser uma via de mão única.  E esta foto aqui ? Olhe seus olhos, garota. Lembra desta época? Quantas iguais! Você ia ficando triste, triste, a vida muito séria, você precisava um pouco de "alegria", cumplicidade e ... ele parece que tem medo de dar de si e ficar vazio! Uau! Convenhamos! Nunca foi teu amigo, parecia chefe, isto sim! Bem feito, você queria viver no casamento, também a aventura de uma amante pra ele não te trair com a secretária. Deu nisto ! Ganhou também um chefe! 

(continuação e final na parte II)
Vera Alvarenga

8 comentários:

  1. Olá amiga Vera,
    não consegui desprender os olhos do texto, parece que conversa com o espelho.
    Vou deixar para dar a minha opiniãoquando ler a parte II.
    Um grande abraço,
    Gernain.

    ResponderExcluir
  2. Olá Vera!

    Eis uma história muito bem contada. Vou aguardar a Parte II. Parabéns!

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  3. Olá Gernain!
    Fui lá no seu blog e li o texto sobre o medo de brilhar. Gostei muito. Penso, que você vai gostar, então, do final que, no papel, dei ao conto.
    Aguardarei por sua apreciação. Obrigada,
    Abraço, Vera.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Luiza, será postada a 2ª parte, antes do Carnaval terminar.
    Aliás, bom Carnaval para todos.
    Abraço, Vera.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa e o que vem depois será melhor ainda.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga Vera!
    História fascinante. Adorei a forma de desenvolvimento. Já estou esperando a 2a. parte.
    Grande abraço, Fernandez.

    ResponderExcluir
  7. Vera,

    Grande realidade, não é mesmo?!

    Eu senti como se estivesse falando comigo... num momento eu havia esquecido das minhas asas. Felizmente eu as encontrei.

    Muitos foram os avisos para que não continuasse, para que mudasse a direção da minha vida. Tal como sua personagem, não quis ouvir, acreditava na familia e especialmente nas mentiras dele. Se eu dissesse que ia embora, ele se fazia de vítima e eu ficava com pena dele e não de mim.

    Vou até a outra parte...

    ResponderExcluir
  8. Vera,

    Um embate bacana, eu x comigo mesmo. Gosto das discussões da fada e da bruxa. Uma hora cada qual assume um papel.
    Espero que elas se entendam para o bem de uma só alma.

    Vou acompanhar.

    Bjs,

    Val

    PS: Já te falei que vc é uma grande mulher? Não. Então vai agora: Vera, você é uma mulher e tanto! Uma grande e maravilhosa mulher.

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo! Obrigada.

Clic para compartilhar com...

Compartilhe, mas mantenha minha autoria, não modifique,não uso comercial

 
BlogBlogs.Com.Br
diHITT - Notícias