segunda-feira, 9 de novembro de 2009

"Nós, Mulheres da Geração Anterior, estamos Indignadas! "

"Sobre a moça que foi expulsa da Faculdade por usar mini saia"
Soube que a moça que, por usar mini saia, foi seguida nos corredores pelo grupo de colegas de sua Faculdade a chingá-la de puta,etc.., ainda foi expulsa pela diretoria da instituição, que JUSTIFICOU o ato exagerado e preconceituoso do grupo,dizendo que a moça "provocou".

“ Nós, mulheres de quase ou + de 60, estamos indignadas!”
" Estou pasma ! Acaso os princípios éticos,a dignidade acadêmica e a moralidade estarão representados pela diretoria da Faculdade quando expulsa a aluna, justifica o comportamento de "grupo"(sempre perigoso e covarde contra uma só pessoa) que foi ofensivo e preconceituoso? Estarão os diretores desta escola e as meninas que participaram do grupo, preparados para o que virá a seguir? Não percebem que dizer que uma mulher provocou e mereceu uma atitude grupal de chacota, ofensas e ameaça de estupro é “coisa só de um passado” onde este ato criminoso era justificado? O que farão os dirigentes desta faculdade se amanhã, em suas dependências ou proximidade, atos covardes contra mulheres forem considerados, de antemão justificados, por quem os queira cometer?”
“ Gente, as mulheres de minha geração e as que já morreram, como minha mãe, estão ( ou deveriam estar) indignadas, pela atitude de desrespeito a nós e à geração ainda anterior, que sofreu com o preconceito e machismo criminoso, lutou bravamente para sobreviver e para conquistar, passo a passo, o direito ao tratamento igualmente digno para ambos os sexos! A luta foi árdua, lenta, sofrida, para deixarmos para sua geração, como herança, a colheita de nossos esforços.”
“ E não cabe aqui julgar se a moça “provocou” ou não.Ela, com sua atitude individual, poderia ter provocado atitudes individuais, de acordo com o caráter de cada um que se envolvesse. Não estou dizendo que posso entrar nua numa igreja ou escola, evidentemente, pois é sabido que temos que respeitar as regras de cada local e instituição ( até que possamos muda-las, usando o bom senso, se for o caso e quando as julgarmos injustas!). Entretanto, é inconcebível que a diretoria da Faculdade queira justificar o comportamento brutal de grupo, sem pensar nas conseqüências! Se queriam punir a garota, deveriam faze-lo apenas baseados no fato desta ter infringido suas regras, que deveriam ser bem claras a respeito do assunto. Igualmente teriam que punir o comportamento do grupo, que deve ter infringido alguma norma da Faculdade... ou não? Será que este comportamento é aceito como normal e corriqueiro? Na minha opinião, JAMAIS a diretoria poderia JUSTIFICAR aquele comportamento grupal.”
“ E, para as meninas que participaram deste momento no grupo, um recado : ACORDEM ! um erro não justifica o outro- ainda é tempo de voltarem atrás e reconhecerem que extrapolaram os limites e estão colocando em risco a herança que quisemos deixar p/ sua geração. Tomem uma atitude digna perante a diretoria e retratem-se, e exijam que eles também o façam, admitindo que a atitude isolada da moça, NUNCA poderia justificar a atitude preconceituosa que sofreu. Lembrem-se que as mulheres, antigamente eram apedrejadas ou queimadas vivas! E já que falaram em punição( desculpe usar a palavra), mas vocês acham que ficarão impunes ao que isto representa? O que vocês estão criando( sem nenhum sacrifício e responsabilidade) para deixarem para suas filhas, amanhã? Já pensaram nisto?”
“ Percebo claramente agora, que a luta ainda não terminou. Precisamos ainda nos unir, não contra os homens, mas contra o preconceito e martirização da mulher, e nos dar as mãos para construirmos uma sociedade mais digna, justa e terna !”
Abraço, Vera.

3 comentários:

  1. Olá. De facto o nome não ficou na inscrição da Bloggincana. É fácil. No próximo mês tente logo no dia 13. Se não conseguir, diga-me.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olha seu texto é muito bom..
    Infelizmente as injustiças, o preconceito ainda imperam este nosso Brasil, Cidade, Bairro. As pessoas não conseguem resolver as coisas de maneira mais sensatas. A primeira coisa é a condenação.
    Ainda bem, que não estão mais queimandos, punindo, como antigamente. A mulher já foi muito pedrejada na sua vida. Olha, acho que ainda estão?? só que de uma maneira mais sutil, sem que percebam aos olhos nu.
    Gostei muito.
    Estou também participando da coletiva com o Blog uma interaçção de amigos.Passe lá. Também na lateral do blog tem uma lista das coletivas que participei. Veja para quem não tiro o chapéu.
    Um grande abraço,e venha conferir.
    Sandra

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito feliz com a sua presença no blog.
    Volte lá que tem um selo para vc.também.
    Sandra

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo! Obrigada.

Clic para compartilhar com...

Compartilhe, mas mantenha minha autoria, não modifique,não uso comercial

 
BlogBlogs.Com.Br
diHITT - Notícias