sexta-feira, 24 de maio de 2013

Apenas um aniversário...


Nos próximos dias estarei fazendo 62 anos. Não é pouco!
Ontem, vindo da casa da norinha e ainda influenciada por seu bom humor, conversei sobre a comemoração de meu aniversário, que é em seguida ao aniversário de casamento. 41 anos de casados!
- Podíamos fazer alguma coisa juntos... você pensa e então, me faz o convite ?
- Ah, não tenho jeito pra isto não.
A conversa evoluiu nas tentativas, mas não nas respostas.
- Pensa em me convidar para alguma coisa..
- Não tenho idéia...
- Qualquer coisa.. podem ser 3 idéias e eu escolho uma..tá bem?
- Você sabe que não sei fazer estas coisas.
- Ah tá, você só sabe receber estas coisas. Escute, pelo menos diga que vai tentar. É só pensar no que gosto ( nem eu mesma sei muito bem do que gosto de fazer por mim, mas é uma lista pequena, não seria dificil !).
   Acho que nós todas, mulheres, somos parecidas( como disse a Maria em seu post). Bem desejaríamos uma surpresa, ou algo espontâneo, ou na verdade, na verdade mesmo, queríamos ver no olhar dele o reflexo sincero do desejo e prazer de nos proporcionar algo que nos trouxesse alegria. E o mais importante ( no meu caso) ver que eles curtem estes momentos conosco! ( sejam como forem estes momentos!)
- Não precisa ser viagem, claro! Nenhuma noitada no Motel nem uma noite dançante,como antigamente. Esse tempo passou. Tudo bem, nem o churrasco pro pessoal. Agora não dá, eu sei, tudo bem. Nem o cinema, que você não gosta. Nada complicado. Coisa simples... Um lugar onde pudéssemos ir juntos, caminhar em paz, quem sabe até um convite pra você me levar ao Horto Florestal, então? Você sabe como gostei de ir lá tirar fotos, e é longe, eu não iria sozinha( não me aventuro a dirigir ao longe em São Paulo).
Mas o tom de voz já não era o mesmo. E o tempo passava mais rápido que no início da conversa.
- Prefiro que você vá numa loja, escolha uma bijou e eu pago.
Nestas alturas eu já estava brava. Tom de voz mais alto, indignada.
- Mas, puxa! podia ser um simples convite para irmos aqui ao lado, a pé, tomar um café numa destas casas deliciosas que tem aqui e nunca fomos! E você sabe como gosto de um café com creme! Será que antes de morrer a gente pode curtir tomar um cafezinho com creme e canela aqui ao lado? Será que a gente não pode ser feliz com tudo de bom que tem bem pertinho de nós? Caramba! Sempre fui tão calma e cordata a vida toda. Será que você não podia resgatar aí um pouco daquela sua energia e disposição de quando era mais novo e não parava em casa, não deixava de comemorar nem um só aniversário seu ou do sócio?
  Nossa, vou fazer 62 anos! E não sou a velha que pensei que me tornaria - mansa, resignada e espiritualizada. Às vezes fico p... da vida. ( Só às vezes). Tantas rugas, tanto tempo passou e eu ainda não me acostumo com o "não sentir entusiasmo em apanhar os frutos ao alcance no próprio quintal!"  Não me conformo com o desperdício de recursos. Me assusta ter de sonhar, quando seria possível realizar!!
  Perguntaria a qualquer um - O que adianta ficar recordando de quando era menino e junto com outros fazia coisas gostosas que ficaram na lembrança, se hoje, você não faz mais nada do que ainda lhe é possível? Não é legal colocar a felicidade longe de você, num tempo em que não a pode mais alcançar. Deste modo, priva a si e a quem está ao seu lado e o ama, de compartilhar momentos reais de uma felicidade que precisa ser construída e cultivada.
  Por que só sentir prazer com o que precisou conquistar sob pressão, em grandes desafios? O que lhe é dado não é bom? Por que não se pode valorizar o que se tem e curtir a vida a cada fase de vida, com as possibilidades ao alcance? Outras pessoas há que precisam se conformar em apenas sonhar com a felicidade, por que não tem os recursos, ou os companheiros se foram.... E ainda estamos aqui.
  E eu me dei conta de que, se considerar que felicidade é sinônimo de grandes coisas como saúde e tranquilidade, estou muito feliz, no momento, e então me acalmei - marido em casa, ambos com relativa saúde, aposentados, cada um em seu escritório com liberdade para escrever o que desejar, tarefas de casa divididas, alguns últimos desafios da vida sendo vencidos pouco a pouco, uma noite no final de cada dia para recobrar forças e esquecer das diferenças e discussões, às vezes pra sonhar, enfim, uma vida finalmente tranquila. Mas...(eu devo ser, de fato, a pessoa que contesta, como diz meu marido, as coisas que são feitas apenas porque estão pré-estabelecidas)...
- Mas... o que fazemos das pequenas coisas e gestos que poderiam adoçar a vida e nos fazer curtir o que poderia haver de bom nela, apesar de tudo o mais que temos de enfrentar? Por que não perceber a responsabilidade de cultivar a alegria das coisas simples e colher frutos de ternura? Viver o presente da melhor forma é sempre nossa maior conquista!
  Talvez os homens, principalmente os antigos, não gostem muito deste nosso modo de pensar. E então fico imaginando se eles compreenderiam melhor se pudessem lembrar-se da diferença entre se fazer sexo simplesmente por fazer, ou de se fazer sexo de forma apaixonada, como quem curte a vida e o prazer que pode proporcionar ao outro e a si mesma, e de quando ambos decidem fazer daquele simples ato, um brinde à vida e ao amor...
Texto e foto: Vera Alvarenga  

9 comentários:

  1. Boa noite!

    Fiquei muito emocionado ao ler teu texto.
    Tuas palavras tão bem colocadas.
    Acredito que o maior presente que podemos receber é poder comemorar aniversários...que cheguem os 50,60,70,80 ,90 e que tenhamos alegria d viver.
    E que sempre ,nunca deixemos d brindar o amor e a vida.
    Bom final de semana.

    Um abraço
    Sinval

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sinval. Sim, comemorar junto com nosso/a companheiro/a, com gratidão e alegria tudo o que temos é, sem dúvida, uma opção de cada um. Lembremos que é sempre um bom momento aquele que dedicamos a brindar o amor e a vida,
      Abraço e bom final de semana!

      Excluir
  2. Vera!
    Aí nos damos conta de que o tempo vai indo e, ao mesmo tempo, percebemos que temos, hoje, uma 'afeição à vida' que antes não tínhamos.
    Seja com cafezinho ou sem cafezinho a chegada do aniversário, antes de tudo, tem que ter o frescor de viver...

    Te adoro..
    Vamos tratar de teu aniversário com um mate...que tal?!!

    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Maria! É verdade, hoje temos uma consciência diferente de tudo, até dos valores de comemorações na intimidade de um relacionamento...
      Agora com o frio, já tinha pensado em voltar a tomar meu chá de maçã com canela e vinho, bem quente, à noite. E aceito o mate, claro!Brindaremos com ele então, nós duas,à tarde, mesmo à distância.
      À noite irei à pizza com netos, Robson,Lika e Cesar...e tudo será perfeito!
      Beijos e bom final de semana!

      Excluir
    3. Muito lindo o que você escreveu! Abraço.

      Excluir
    4. Obrigada Marília! Um beijo carinhoso a vocês.

      Excluir
  3. Olha Verinha, como disse a Nossa amiga Maria, temos hoje uma afeição à vida que antes não tínhamos, e isto nos permite um encantamento maior com as pequenas coisas. Claro que, em minha modesta opinião, esse encantamento e valorização das pequenas coisas, sempre existiu dentro de nós, e em função da calmaria que vamos ganhando com a idade, filhos criados, aposentadoria e tal, essas coisinhas, segredinhos, desejos guardados, escondidos afloram, ficando a sensação de que surgiu com a idade, mas na verdade, o que nós fazemos é abrir aquele armário, aquele cômodo e damos um refresh num material que estava aguardando a hora certa. E isso é uma valorização da vida, uma valorização de nós mesmas. É um reciclar de material guardado, preservado para ser usado na hora certa, porque afinal tudo tem realmente sua hora certa, a hora de agradecer os tantos anos juntos, a vida com seus altos e baixos, mas enfrentados em equipe, agradecer a boa saúde, sempre tão importante, a família maravilhosa, as boas e gratificantes amizades, e, se no aniversário, ou qualquer outro dia queremos brindar à vida, com um mate em casa, ou fora, no banco do jardim, ou na pizzaria, façamos, tomemos a iniciativa dos preparos, dos convites, não importando o que os outros achem, e se ninguém entrar no clima, não vamos esmorecer,vamos adaptar de forma a que nós e os outros desfrutem e apreciem, uma diversão singular, boba, simples, pq nesta altura da vida, sabemos que seguir criando expectativas com relação aos outros, não é bom para ninguém, então vamos deixar cd um ser do jeito q é e vamos nós tratar de agitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enfrentar a vida sozinha deve ser uma vitória, e abençoados também os que reconhecem que na verdade, sempre a enfrentamos em equipe, ou por cumplicidade ou aprendendo uns com os outros.A saúde, Carla, sim, é uma benção fundamental junto com a delícia de partilharmos momentos alegres com os que amamos.Sim, eu agitei hoje, e tivemos todos um dia e uma noite maravilhosos, que termina em paz. Vou dormir com gratidão no coração por todo carinho que recebi hoje, dos amigos e dos familiares. Beijo a você, Carla e obrigada.

      Excluir

Seu comentário será bem vindo! Obrigada.

Clic para compartilhar com...

Compartilhe, mas mantenha minha autoria, não modifique,não uso comercial

 
BlogBlogs.Com.Br
diHITT - Notícias