segunda-feira, 30 de abril de 2012

Receita de massa, rápida e deliciosa.

Por muitas razões práticas e diferentes, decidimos que vale mais a pena almoçarmos fora de casa e assim fazemos há anos. Só que, às vezes, dá vontade de fazer algo do nosso jeito. Hoje estava chovendo e decidi preparar a comidinha em casa.
O marido faz questão de fazer as compras de supermercado, então pedi: - traz um filé de frango ou camarãozinho que, com legumes e miojo faço um Yakisoba rapidinho.
Demorou, chegou, mas sem frango, não por culpa dele, mas não vem ao caso. O camarãozinho tinha cabeça,casca e congelados! Ia continuar no freezer então, porque não estava nos planos frituras e deixar o apartamento inteiro e os elevadores cheirando a camarão. Já era tarde. Ninguém merece.
A geladeira de quem não faz almoço, só tem coisas para o lanche! Mas, uma mulher prevenida,dizem,vale por duas, então me lembrei do espinafre congelado. Maravilha de idéia. Tenha sempre no freezer, estes pacotinhos de legumes ou espinafre limpo, pré cozido e congelado. Proporcionam práticas e deliciosas refeições, mesmo que sejam só em duas cores, como esta de hoje - branco e verde! Me lembrei dos tempos de vacas magras, em Florianópolis, quando uma vez fiz este macarrão com espinafre que encontramos plantado à beira mar. Uma das vezes havia também peixe espada que comprávamos dos pescadores, até com uma moeda encontrada na areia. VERDADE! isto aconteceu!
Lembrei dos tempos em que eu fazia este macarrão para a família toda e usava um maço inteiro do espinafre comprado na feira, junto com uma carne vermelha, ou filé de frango, ou peixe e uma salada de folhas com tomates cereja. Tudo muito colorido. Mas hoje, era só o verde. Em tempo de preguiça e vontade de gostosuras está ótimo.
Sobrou um pouco...se quiser, venha para o lanche!

A receita é rápida, econômica e deliciosa. Sou prática, na cozinha. Nenhum restaurante ganha deste sabor, acredite. Em minutos, enquanto cozinha o macarrão, está pronto! Aqui vai:
1º - Encha uma taça de vinho de sua preferência e vá tomando enquanto prepara a receita(mesmo durante a semana!).
2. Água no fogo para o macarrão espaguetinho e numa panela menor, água para o espinafre.
3. Abra o pacote de espinafre congelado e coloque na água da panela menor para descongelar. Usei a metade porque queria muito espinafre, para dois. ( o pacote dá para 6).
4. Prepare a salada de folhas variadas( já deixo lavadas na geladeira). Usei rúcula, alface crespa e americana. Tomates cereja ou outro, vai bem. Abra uma lata de sardinha ou atum, se quiser e reserve.( não fiz isto desta vez).
5. Pronto, coloque o espaguete fino na água que já está fervendo, e sal. Jamais óleo! ( Peça para o marido colocar os pratos na mesa ou faça isto rapidinho - hoje eu fiz). Se tiver companhia na cozinha, bebam o vinho!
6. Solte com o garfo o espinafre que já descongelou. Escorra na peneira e reserve.
7. Numa panela pequena coloque leite( usei 2 copos), um fio de azeite, alho em massa, 1 pacotinho de tempero sazon para carnes ou tempero pronto arisco e queijo ralado a gosto (usei 1/2 pacote). Junte o espinafre. Experimente o sabor. Junte 1/2 copo de leite com maizena dissolvida ( + ou - 1 colher de sobremesa cheia). Ferva, mexendo e está pronto o almoço! RÁPIDO E SIMPLES!! Chame a família.
8. Escorra o macarrão que já cozinhou al dente( na mesma peneira do espinafre). Coloque na travessa.
    No centro da mesma, coloque as sardinhas ou atum se você assim decidiu.Mas não precisa.
9. Ponha o Creme de Espinafre sobre o macarrão ( não misture, para ficar bonito).
10. NÃO ESQUEÇA DE TOMAR MAIS UM GOLINHO DE VINHO!
11. Tempere a salada com Limão, sal , azeite (balsâmico para quem gosta). Sirva queijo ralado à parte.
      SIRVA IMEDIATAMENTE !! TEM QUE SER COMIDO QUENTINHO!

Bom demais pessoal. O Cesar repetiu 2 vezes e não é fã de massas.
Sobrou um pouquinho aqui. O Cesar à noite só toma lanche. Não esqueça de avisar que eu deixo pra você!
Fotos e texto: Vera Alvarenga.


6 comentários:

  1. Adorei a sua dica, Vera. Eu adoro verduras e esta receita parece deliciosa!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite que é muito,muito saborosa. O segredo está no tempero - é preciso queijo ralado e o tal temperinho da Sazon ou Arisco que lhe falei. antes eu usava 1/2 tablete de caldo de galinha. Claro que pode usar só sal...hehehe...só que ficará meio ...blé.hehehe.. e com os temperinhos fica..huumm...huummmm...de estalar na boca!
      Beijos e bom feriado!

      Excluir
  2. olá minha rica!

    nossa eu sou triii fã de massas

    entom avisa o Cesar que o restinhu é meu

    adorei o primeiro passo a taça de vinho é

    fundamental adorei pratico e sem duvida deve

    fica uma delicia ovo ate me arriscar em fazer

    depois ti conto como fico

    bjão minha rica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juci, também sou fã de massas! Um dos motivos de não cozinhar mais é para não engordar..kkk...
      Como eu disse para Sissy, é muito,muito saborosa. O segredo está no tempero.
      Qdo fizer me convida que vou comer com você e antes, tomar vinho, desde o preparo! Porque eu acho super sem graça aquela coisa de vc ir pra cozinha ficar horas, só pra todo mundo engolir a comida rapidinho e pronto. Brinco que preciso beber (brindar) pra ir pra cozinha.
      Beijos e bom feriado!
      Vera Alvarenga

      Excluir
  3. Vera, amei seu comentario, sempre me faz muito bem. Respondi:
    "Eu vi, nos piores momentos, ser acusada de mau agouro. Nossa... fiquei tão triste com aquilo. Hoje, posso garantir que sinto pena destas criaturas, pq eu me resgatei e tenho a felicidade que elas desconhecem."

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!!! Gostei demais da dica.
    Presiso aprender a ter uma
    alimentação saudável.
    Obrigado e parabéns pelo
    belo trabalho.
    Sinval

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo! Obrigada.

Clic para compartilhar com...

Compartilhe, mas mantenha minha autoria, não modifique,não uso comercial

 
BlogBlogs.Com.Br
diHITT - Notícias