segunda-feira, 2 de novembro de 2009

" Acordei com a Justiça ao meu lado..."


Hoje,apesar do feriado, acordei logo cedo com a figura da Justiça em minha mente... talvez porque, há poucos dias, um de meus filhos comentara que gostaria de mandar fazer uma escultura, na qual a espada da Justiça fosse o foco principal!
Por que não os outros detalhes, colocados na figura da mulher que representa a Justiça? Por que não a venda nos olhos ou a balança? Evidente que ele tem suas razões e, durante a conversa,me distraí um pouco de suas palavras,querendo recordar a figura,perguntando a mim mesma,o que a espada representaria e como ela estaria colocada na escultura,de que forma, o que pretenderia simbolizar( coisas da escultora que também reside em mim).
Então, de repente, pela manhã, ela me despertou e tudo parecia claro.
Procurei fotos. Há diferentes representações de Themis, a Deusa da Justiça!(ah! estes escultores!!) A clássica(que hoje está sem os braços),a que está sem a venda nos olhos(do tempo em que o conceito era "ficar de olhos bem abertos"),a que tem a espada na mão direita( desculpe, mas esta não gostei -carinha de adolescente distraída com algum passarinho),a que traz a espada na mão esquerda e até, com a espada no colo, como a que está em Brasília.
Coloquei algumas fotos aí pra vocês também poderem lembrar como ela é.
"Justiça"- é a ela que recorremos quando alguém já foi injustiçado, ou quando alguma decisão está para ser tomada e queremos evitar que a ação leve em conta apenas um lado da moeda (que, como sabemos, pode ter mais de dois, se considerarmos também a faixa lateral que corresponde a espessura da mesma).
Acredito na humanidade. Proque alguns seres humanos dominados por suas fraquezas, já cometeram tantas injustiças é que outros, levados pelo desespero ou pelo ideal de defender "os direitos humanos", foram levados a organizarem-se com leis,regras e de modo a se sentirem protegidos e seguros, sob a presença da Justiça, com seu caráter imparcial, cuja sabedoria não terá olhos para nada que possa interferir em seu correto julgamento.
Evidentemente era preciso que houvesse em sua postura, além da dignidade, algo que a fizesse ser respeitada pelo que é, e mais ainda, algo que, sem precisar mostrar-se em atitude agressiva, pudesse impor seu poder e o caráter inquestionável da sua decisão. Era necessário que nosso desejo por segurança,estivesse apoiado numa figura calma, ponderada(balança), imparcial( venda nos olhos) e disposta a brandir sua espada, contra os que se atrevessem a se rebelar contra o que é justo!
Dos poderes, é o que não pode ser corruptível. Por crer nela, em sua proteção, é que tenho coragem de sair às ruas, de deixar meus filhos livres para descobrirem seu próprio lugar no mundo. Quando ela falha, por ser mal representada pelos homens, que não souberam honra-la, aumenta em nós a insegurança, a sensação de "impotência" diante do mal,e isto enfraquece o que é considerado "bom". Não deveria acontecer, pois disto resulta o caos. Apenas resta, aos que creem, a esperança de que Deus colocará tudo e todos em seus devidos lugares, e de que o "bem" prevalescerá. Aos que não creem, resta o desespero. Seria melhor que nós, enquanto seres humanos abençoados com a vida e habitando este maravilhoso planeta,pudéssemos aprender como nos corrigir, a cada vez que desonramos a Justiça e como nos tornar justos, sem que ela precisasse usar de sua espada.
Percebi, claramente, como é importante que a Justiça ainda seja representada com a espada e como, acima de tudo, é necessário que possamos sentir que ela é uma "presença" constante, "presente" no momento presente de nossas vidas! Como isto continuará a ser possível? A JUSTIÇA sempre existiu ! !
Contudo, hoje parece que estamos nos acostumando a pensar nela como quem nunca está presente "agora"! Isto é um perigo! Como uma figura que está ausente por estar a ocupar seu tempo na sala ao lado - dos processos passados-(que se acumularam e caducaram até !), pode nos defender dos oportunistas? Quantas pessoas esperam, há anos, pela sua decisão? Quantas vidas pararam a espera de sua presença?
Quanto tempo ainda podemos esperar que as pessoas olhem para a escultura clássica da Justiça, com o respeito que ela merece? Ou será que em nossa mente, já estamos formando a imagem que traz um conceito diferente, do que ela realmente é ? Terá ela, em nossa mente,envelhecido para sempre,como alguns de nós? Estará impotente, seus braços amputados, a ponto de a desculparmos por andar meio cega, corcunda, arrastando sem forças sua espada pelos intermináveis corredores de salas abarrotadas com processos empoeirados, que a impedem de chegar e permanecer à porta do presente?

Será que a Justiça de Brasília , enfurecida e cansada, resolveu sentar-se ao peso de uma espada desgastada pelo tempo e inutilidade? Não quero crer nisto, ou entrarei em desespero. Muitos, que a representam, ou que lutam pelo que é justo, ainda tentam impedir que sua imagem seja empobrecida a este ponto e desejam -na digna, imparcial, ponderada, mas vigorosa e disposta a brandir sua espada, se necessário! Orgulho-me que meus filhos acreditem nela e, por vezes, arrisquem sua comodidade, por refletirem na importância de um conceito vivo de justiça, que não despreza os direitos humanos. 
Tomara que esta seja a figura a representar a verdade!
E você, o que acha? Onde está a espada da nossa Justiça, agora?
Se quiser mandar alguma foto, de esculturas de museu, etc.,agradeço e postarei aqui.
Boa Semana para nós e mais Justiça presente para todos !
Abraço, Vera.

Um comentário:

  1. A ideia da imagem e a espada que ela segura simbolicamente, infelizmente, é figurativa mesmo.
    Eu que dela preciso, sei muito bem como funciona!
    Deveria ser entendida e praticada com uma virtude moral e atribuída a cada indivíduo o que lhe compete: praticar a justiça. Não é bem assim, poucas vezes vemos resultados realmente justos ou equilibrados.

    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo! Obrigada.

Clic para compartilhar com...

Compartilhe, mas mantenha minha autoria, não modifique,não uso comercial

 
BlogBlogs.Com.Br
diHITT - Notícias