quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Precisei do Convênio Saúde hoje!!

" Me pelo de medo quando preciso ir a um Hospital" ...claro, não é um parque de diversões e quando lá vamos levar um familiar para ser atendido, ainda mais para o que tudo indica ser uma emergência,estamos apreensivos e gostaríamos de um atendimento melhor e mais rápido possível.
   Eu nem ia escrever aqui, por estar tão cansada, mas resolvi dar este depoimento. 
  Há 2 dias que meu marido não estava bem. Os sintomas que poderiam parecer um início de gripe ou um alimento que não lhe caiu devidamente, depois de 2 dias demonstraram não ser nada disto. Foram 2 dias de vômitos, excessiva fraqueza, palidez, aquele olhar de cachorro sem dono, necessidade de dormir, desconforto no estômago, extremidades muito frias e... ai,ai,ai...ele me disse: - "uma sensação aqui" (pondo a mão no peito).
Após a teimosia dele não querendo ir ao hospital, precisei dizer-lhe:
- Precisamos ver isto, meu bem, pode ser um ameaço de infarto, sem dor. Eles vão fazer os exames e medicá-lo a tempo de prevenir contra qualquer outro mal maior.Logo estaremos de volta. Ao que ele respondeu:
- NÃO É NO PEITO!! é... é... no esôfago! ( a gente conhece esta reação de quem não quer entregar os pontos e, vamos e venhamos, quem já tem 5 pontes no coração, como ele, e foi levado para o hospital sem dor naquele dia em que já ficou internado para a cirurgia de alto risco, tem todos os motivos para não querer pensar no pior.  O problema é que EU SEI, que infartos podem ocorrer sem dor e, prevenção e cuidar dos que a gente ama, é reação natural. Assim, com jeito insisti e tinha jurado que hoje iria levá-lo, à força, se preciso. Mas não precisou- ele não estava mesmo bem e resolveu ir.
   Agora é que vem a história - Chegamos na sala de Triagem às 12:22 HS. e ele foi chamado para a "consulta de emergência prioridade 2", duas horas depois -14:20hs.
   O convênio médico da UNIMED, que meu filho paga para nós ( e não é pouco) pelo livro de atendimentos da UNIMED nos possibilita sermos atendidos no Hospital Santa Paula. Contudo, a ficha dele demorou muito para ser aprovada porque eles precisavam pedir autorização na UNIMED. E o mesmo vi acontecer com outra senhora bem idosa que lá estava. 
  Depois que meu marido foi para o atendimento, este foi irrepreensível, 2 enfermeiros gentis fazendo eletro e aplicando soro, o médico diagnosticando " estar meu marido desidratado" e "um mal estar talvez por alguma coisa que comeu". Só isto, graças a Deus então, desta vez me enganei! e, com um eletro que não indicava problemas.
   Para terminar, quero comentar que penso que a administração inapropriada de recursos parece ser uma doença que espalhou-se como epidemia, como eu sempre digo, com muitos agindo assim sem punição. Convênios de Saúde são caros mas são NECESSÁRIOS! Ainda bem que existem,mas deviam nos atender melhor! Um hospital, eu bem sei ( já trabalhei num deles, há muitos e muitos anos atrás), NÃO PODE atender a todos, sem a garantia dos CONVÊNIOS! E são os convênios que nos vendem as promessas e garantem atendimento na rede de saúde que escolhemos. O atendimento do SUS, é pior, com hospitais e aparelhos QUEBRADOS, precisando de reforma ( não me digam que é melhor!). Enfim, algo deve ser mudado com relação a este atendimento tão falho na saúde tanto do município, quanto do Estado, quanto dos Convênios!
   Estou feliz por meu marido não estar enfartado! por estarmos aqui em casa novamente depois de 4 hs. de hospital. Estamos aqui, vamos descansar e amanhã, do nosso "ninho" aqui no puleiro ...rs... veremos os pássaros virem tomar o café no nosso terraço.
foto e texto: Vera Alvarenga
 

4 comentários:

  1. Vera, quando eu tive dengue precisei ir dia sim e dia nao ao hospital. Lotado. Somente a primeira vez que demorou bastante, as demais me surpreenderam. Contudo, cada vez mais temos menos opções. Hospitais e medicos são descadastrados. Os planos são muito caros e ficar sem ainda é pior. Pior é paga-los e para uma operação ter que desembolsar a anestesia para depois ser ressarcido!

    Estou satisfeita em saber que se tratou apenas de um mal estar, mas a duvida nunca pode ser ignorada, voces fizeram o certo ao procurarem ajuda.

    BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Sissy! Acho absurda a falta de organização da UNIMED em relação aos contratos que faz com hospitais e médicos, não deixando claro entre eles quais tipos de convênios que são garantidos. Isto evitaria que a gente tivesse de ficar esperando enquanto as atendentes telefonam e aguardam a autorização.Aqui em São Paulo, até para consultas nos dizem sempre isto: que atendem UNIMED Paulistana e que o nosso atendimento não está autorizado!(porque é nacional ou estadual)!! Aí a gente precisa insistir,eles telefonam e depois de alguma demora é autorizado.
      Quanto ao Cesar, sim, está melhor,o médico deu o diagnóstico de desidratação baseado no sintoma do momento que foi o resultado do problema que ele teve, mas nada pode esclarecer sobre o que pode ter causado os sintomas iniciais....Vou observar.
      E você e Laurinha? Beijo carinhoso pra vocês e um bom dia!

      Excluir
  2. eu sou portador de HIV. Tive um plano de Saúde, com a DIX AMICO e, numa bela noite, entrei num hopsital com muitas dores no pulmão esquerdo.
    Derrame pleural.
    Precisava ser internado.
    A DIX AMICO negou a internação pq "o derrame pleural poderia ser consequencia de uma doença pré existente (AIDS) e eu ainda estava em fase de carência".

    Eu piorava a olhos vistos.
    As does cresciam e, pela primeira vez, tomei tramadon (um derivado do ópio que, depois, tomei muitas vezes pq ele +abre uma janela para seu sub consciente+ e vc tem viagens ótimas)...
    Dezessis horas depois eu estava entre a vida e a morte, quando uma médica, aque me diagnosticou, convenceu o convênio que outras poderiam ser a causa do derrame pleural!
    O convênio cedeu e eu dei entrada na UTI com Trombo embolismo Pulmonar!
    Estou vivo, é fato, mas graças à equipe médica que não teve mãos a medir para me manter vivo enquanto digladiava com o convênio.
    Dias depois eles mandaram uma funcionária para "pedir desculps".
    Eu disse a ela:
    -Não é nada pessoal, mas você representa a empresa que me vampirizou por quase dezoito meses e ainda tentou me enterrar... (o resto, bem, em respeito aos demais, não reproduzirei nem em miguches o que disse à pobre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Terrível isto pelo que passou. Sei como é. Quando meu marido foi internado da 1ª vez em S.Catarina,os médicos após o cateterismo, disseram que era necessária a cirurgia de emergência pois ele estava com mais de 90% de obstrução,etc.. Enquanto ele ficava na UTI porque corria risco de infarto, eu corria para pedir ao médico que precisava convencer o convênio de que a cirurgia era de extrema emergência como disseram a mim e os exames provavam. Um dos médicos ofereceu a ambulância do hospital para levar meu marido ao Hosp. do SUS, onde estiveramos um dia antes e fiquei horrorizada com as condições ( Raio X quebrado,faltavam até lençóis para troca de roupa de cama,pelo depoimento de um acompanhante da esposa ali internada,etc..). Então conversei com este médico e lhe disse que, se ele achava que meu marido estava bem e se pudesse responsabilizar-se em me dizer que eu podia levar meu marido tranquilamente para casa, então eu iria embora. Porque para o outro hospital sem condições de trabalho, eu não queria levar meu marido. E também foi um caso como o seu, faltavam alguns dias para vencer a carência. O médico me ouviu e falou com o convênio(Eu também, o filho também) Sou grata ao médico para sempre. Tudo foi feito pelo convênio e pagamos nossa parte com facilidade. Não era UNIMED. O hospital era ótimo e meu marido teve ótimo atendimento. Aliás, há equipes de enfermagem e médicos que são heróis ainda mais quando trabalham em hospitais públicos sem recursos (diga-se, porque alguém administrou mal o dinheiro público). Agora, no caso dos contratos dos convênios com os hospitais particulares, a coisa também é uma vergonha porque "eles não se entendem entre si" ou alguém nos engana, e todos sabem que o paciente e seu acompanhante NÃO DEVERIAM passar por estes aborrecimentos na hora que precisam usar destes serviços pelos quais pagam todo mes, não é mesmo?
      Abraço a você e desejo-lhe boa saúde e que fique bem! Aliás, que fiquemos bem, nós todos. Que estas coisas melhorem logo para que nós possamos ver o "hospital" como o bem que deveria representar, como o lugar onde podemos levar a quem amamos com esperança de lá encontrarmos o bom atendimento para a manutenção da vida e saúde.
      Boa noite, soropositivo!

      Excluir

Seu comentário será bem vindo! Obrigada.

Clic para compartilhar com...

Compartilhe, mas mantenha minha autoria, não modifique,não uso comercial

 
BlogBlogs.Com.Br
diHITT - Notícias