quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Você leu um destes livros?

 Os Embaixadores da Galáxia e Fábrica de Sonhos foram 2 livros meus que a Ed. Paulinas publicaram em 1987. Foram 4 e 5 edições de 2500 livros cada uma. Faz 24 anos isto e hoje recebi um email que me deixou sensibilizada e mais uma vez pensei em como devemos ser cuidadosos com aquilo que escrevemos para crianças.
  As crianças que leram meus livros devem ter agora por volta de 30 anos  ou pouco menos, a idade aproximada de meu filho mais novo.
 Os Embaixadores da Galáxia é a aventura de um garoto raptado por uma nave espacial. Nela, ele encontra os Embaixadores da galáxia que estão reunidos para o julgamento da Terra, torna-se amigo de uma garota e volta, como as outras crianças, para a terra,com uma missão importante, porém esquecido de sua aventura. Dei o nome de meu filho mais velho Rodrigo, ao personagem principal.
  O livro Fábrica de Sonhos conta sobre um outro menino que tinha pesadelos e numa noite é visitado por outro garoto, "Nosbór" o "avesso " de seu nome, e com ele entra em seu cérebro para compreender como são feitos os pesadelos. Ao personagem principal, dei o nome de Robson, meu filho do meio, porque ele na época estava tendo muitos pesadelos. O meu filho mais novo, Roberto, me ajudou a ilustrar mais um livro infantil, junto com seus colegas da escola.
  Bem, os livros estão esgotados na Editora, mas quem sabe um dia eu possa reeditá-los, continuando com outro projeto que tenho para editar livros ilustrados pelas crianças. Quero agradecer muito ao Alexandre Brito por seu carinho em me enviar email, e por suas palavras generosas. Fiquei muito feliz, pois para quem escreve principalmente para crianças, é delicioso saber que levou uma boa influência para aquele que leu. Gostei de saber de você, menino Alexandre ( hoje um homem,claro! rs...)Aqui vai o email do Alexandre:
 "Entrei no seu Blog!
Hoje estava tentando lembrar do primeiro livro que comprei... Era um feira de livros do colégio que eu estudava, quando eu ainda estava na 1ª série, ainda era um criança... Me deparei com a capa do livro "A fábrica de sonhos" Comprei-o, e desde daí, me tornei um apaixonado por livros... Ou seja, vc fez eu me apaixonar pela literatura, e graças a internet, tenho a oportunidade de agradecer por teres feito parte de minha história, mesmo que nas páginas de um livro já antigo...
Queria saber por onde anda este livro, já que o com o tempo, foi perdido ou deixado em algum lugar, e isso é uma "pena"
Abraços e bjus!
                    Alexandre Brito
 
  E VOCÊ, leu um destes livros? Mande notícias, vou gostar de saber.
  Beijos a todos.
  Vera Alvarenga.

8 comentários:

  1. Vera, o que mais me encantou com A Fabrica dos Sonhos, foi a Laura ler para mim a cada noite e fazer comentarios a respeito. Ainda me perguntou se eu sabia o que significa Nosbor... e eu disse que não! Ela, espertinha, me explicou! Ela o leu com muita seriedade.

    Eu estou emocionada com o recado que voce recebeu, imagino o quanto é gratificante saber que algo que fizemos tenha surtido um efeito tão positivo numa criança, hoje, adulto.

    Beijos e parabens!

    ResponderExcluir
  2. Sissym, diz pra Arual, que o Nosbór manda um beijo e espera encontrá-la em algum sonha mágico, onde possam visitar outras galáxias!
    Ah, em outro email, Alê me contou que usou o dinheiro do lanche da semana pra comprar o livro...rs.. que gostoso saber destas histórias...Ele tem a idade de meu filho Roberto. Beijos para as duas.

    ResponderExcluir
  3. Olá querida amiga Vera, ser reconhecido por um trabalho é muito gratificante, principalmente por uma obra literária e ainda mais que tenha incentivado uma criança a leitura, parabéns.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olha Fátima, o que houve é que às vezes, com nossa escrita, a gente consegue entrar em sintonia com alguém, que nos dá atenção e se sensibiliza com nossas palavras, não é? Então sim, este encontro se torna mesmo importante.
    Você nem imagina como me senti recompensada. Naquele tempo, as crianças iam dormir e só então, eu sentava em frente à máquina antiga de datilografia e com café do lado, começava a escrever. E sonhava um dia publicar. Que maravilha o tempo passar e eu poder saber daquele menino... a criança que existe em nós e vive para sempre.
    Beijos, obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Olá Vera

    Que maravilhoso !

    Eu não sabia que você já tinha publicados livro e imagino a sua emoção ao ler esse e-mail,depois de anos.

    Eu não li,mas Fábrica de Sonhos parece ser bem interessante espero que reedite - o.

    Um Abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi Fábio! Foi muito gostoso sim! e um dos meus projetos é reeditar alguns livros, editar outros, com crianças ilustrando alguns.Só que para isto preciso ter algum tempo numa cidade e, parece que até o final do ano vamos mudar novamente.Mas na próxima, o farei!
    Um abraço também e bom domingo!

    ResponderExcluir
  7. Vera, emoção e orgulho! Deve ser o máximo receber um email de uma ex-criança, agora adulta, confessando as influências que você fez em sua vida!
    Se não tem uma editora para publicar seu próximo livro, por que não publica por demanda?
    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  8. Olá Luma! Você me deu uma boa sugestão,contudo as editoras que vi também cobram caro este serviço,mas vou verificar.Obrigada pelo apoio.
    Beijos,

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo! Obrigada.

Clic para compartilhar com...

Compartilhe, mas mantenha minha autoria, não modifique,não uso comercial

 
BlogBlogs.Com.Br
diHITT - Notícias