terça-feira, 27 de julho de 2010

- " Fidelidade X traição,e a busca da verdadeira intimidade..."

Fidelidade,traição e a busca da verdadeira intimidade, foram assuntos debatidos hoje, em 2 programas na TV,por jornalistas, pesquisadores, psicólogos...
   Um ponto que me chamou a atenção,e com o qual concordo, foi que a fidelidade não é conceito tido como antiquado, mas atual, e está em primeiro lugar hoje, como motivo de se querer ter um relacionamento sério e real.      Como não há mais casamentos obrigatórios, pelo menos não no Brasil, e as pessoas casam mais tarde hoje, quando um casal decide viver junto, na maior parte das vezes, há um pacto subentendido entre eles. Ambos sabem que não lhes basta relacionar-se com várias pessoas ou amigos, mas que valorizam a intimidade e estão comprometidos com uma vida a dois. É necessário o comprometimento.
    Contudo,ainda existem traições e algumas pessoas acreditam que há maior facilidade com a internet. O que se discutia é que o motivo principal apontado para a traição, não é apenas sexo. As mulheres desejam e buscam a intimidade, que foi descrita como o sorrir juntos, a amizade, a confiança, o conversar, elogiar e serem elogiadas. Os homens, por sua vez, mesmo que façam sexo satisfatório com suas esposas, acabam traindo, pelo desejo de compreensão, elogio, interesse e atenção. Assim, com as facilidades da net ou não, o que vejo é que todos desejam encontrar o tesouro no arco-iris : intimidade verdadeira e reconhecimento.
   No meu tempo de menina, aprendi que amar era renunciar. Hoje sabemos, é normal e saudável que precisemos da atenção, sorrisos, amizade, cumplicidade e compreensão daquela pessoa com a qual escolhemos viver! E, se encontrarmos isto, seremos o melhor,pois o amor nos faz pessoas melhores, além de realizados. Seria normal, que casais não fizessem apenas sexo de maneira rotineira, sem cultivar entre si, a intimidade verdadeira. É ela que nos permite "criar o clima", namorar, colocar aquela mão um pouco acima do joelho e ainda provocar arrepios, querer agradar, se importar com o outro, conversar no restaurante ( e não apenas comer), olhar nos olhos e ter uma vida satisfatória na maior parte do restante do tempo, quando não estamos com a pessoa com quem a gente escolheu viver. Quando o casal a tem, não fica fragilizado. Muitos casais fazem "bom sexo", embora não consigam a tão sonhada intimidade verdadeira, e mantém seus relacionamentos com base nestes poucos momentos em que a satisfação lhes dá uma sensação de conforto, que pode durar pouco. Precisarão de muito esforço para manter-se juntos, quando as dificuldades se aproximam, como é normal que ocorra, vez ou outra.
   A intimidade verdadeira deveria ser algo que cada um buscasse encontrar, não se contentando com menos e que soubesse que deve ser conquistada a dois e depois cultivada com responsabilidade. Se a gente quer ter um relacionamento com intimidade e cuidados verdadeiros, e uma vida mais plena, precisa acreditar que merece isto, e então comprometer-se com a mente e o coração, para o realizarmos.
   E não é possível viver de ilusões,  implorar por este "tesouro" ou nos enganar a respeito, sem que o tempo nos cobre, mais cedo ou mais tarde! É necessário termos amor a nós mesmos, para entender que o amor real é este, que nos traz a intimidade verdadeira e que temos direito a isto, juntamente com as responsabilidades desta descoberta, mas seremos, com certeza, mais capazes de amar e mais felizes, se tivermos a coragem de fazer esta opção, lutar por isto. Foi muito bom poder refletir mais a respeito deste assunto.
Texto: Vera Alvarenga
foto: retirada da net; pode ter direitos autorais.

8 comentários:

  1. Concordo plenamente com tuas palavras Vera.
    Não por uma questão de achar que as mulheres mereçam mais que os homens desse pacto de fidelidade conjugal, mas por entender que a base desse comportamento está em nós nos descobrirmos por inteiras, nos respeitar, nos gostar para desenvolver uma relação segura e completa posteriormente.

    Acredito que a jornada da mulher nessa busca pelo amor-complemento é muito mais árdua do que para o homem.

    Adorei.
    beijos, Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  2. Olá Vera!!

    É verdade minha amiga, falar sobre relacionamento, é como uma missão quando entendemos que todos estamos aqui buscando desvendar como isso pode ser melhorado em todos os sentidos e que todos só poderão ter um relacionamento verdadeiro, quando decidirem com vontade, conhecer a si mesmo e se relacionar amando a si, e então é possível nos relacionar fora com as pessoas em geral e principalmente no relacionamento afetivo na escolha de um companheiro que possa complementar a nossa experiência de vida e assim conquistamos um relacionamento saudável, verdadeiro, pois o interesse mútuo se faz em respeito pela responsabilidade alcançada! Muito boa a abordagem, este assunto é muito interessante e necessário para todos nós, nos dias atuais!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  3. Olá Vera, minha amiga!
    Eu e o meu marido temos um acordo ou, vamos chamar de pacto. Nos amamos e nos respeitamos demais. E esse respeito envolve, inclusive, não ferir os sentimentos um do outro. Já escrevi algumas vezes que , para mim, fidelidade tem a ver com aquilo que você compromete a si. Quando você viola esse comprometimento, então a infidelidade passa a ser contigo. Se conseguirmos ser fiéis a nós, com certeza poderemos nos comprometer com a vida e as pessoas. Eu me comprometi com a minha felicidade e o meu amor. E por fazer parte desse universo, meu marido é a minha maior promessa!
    Grande beijo, minha linda!
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. A busca do amar e ser amado, o se sentir desejado(a) é coisa de todoas as datas e todos os tempos.
    O que ocorre hoje é exatamente a falta de compromisso, de responsabilidade e lealdade. Troca-se de parceiros como se troca de roupa. Hoje tudo se descarta.
    As pessoas se aproximam umas das outras mais para receber do que doar. A transgressão começa com a busca por respostas rápidas, sentimentos fantasiosos e imediatitas. Acredito que isto faça parte dos que mal sairam do coero (ainda existe esta peça? rsrs) e isto incluem os de mais e os de menos idade. A falsa idéia de que o amor é algo só coração disparado, provoca isto: desencontros.
    E a vida passa...

    ResponderExcluir
  5. Incrivel que hajam casais que não são íntimos o suficiente mesmo estando tantos anos juntos. Um não sabe ou não se importa saber de como está o outro realmente, seus sonhos, desejos, aspirações. Quanto as traições, levando em consideração a que sofri, ferina, violenta, leviana, isso marca a gente, porque eu olho, por exemplo, sempre outros potenciais candidatos com desconfiança. Todavia, sou uma apaixonada que acredita no amor verdadeiro. Onde está o meu?! Só Deus sabe.

    ResponderExcluir
  6. Preciso agradecer os comentários da Maria, Jackie e Vera Luz, que vieram somar aqui, depoimentos e opiniões que enriquecem e nos fazem refletir ainda mais sôbre o tema.Obrigada. Conversei com cada uma, no dihitt.
    Quanto ao seu comentário Valéria, você tem razão, hoje as coisas parecem mais descartáveis e iludem os que buscam o amor que não tem, ou os que querem apenas o superficial, que os deixará "na mão" em um breve futuro. Os que buscam o verdadeiro amor com cumplicidade e responsabilidade igual, talvez o encontrem... Mas de quem não quer o comprometimento,me veio mesmo uma imagem um pouco triste agora - a de uma pessoa que estará destinada a se "masturbar" sozinha, não por ter desejos e estar só, caso em que a masturbação seria saudável, mas a de quem perante a própria vida procura neste ato solitário, a única intimidade à qual teve coragem de se entregar! Estarão sempre se enclausurando dentro de sua própria concha para se "proteger" de um amor que o outro queria com ele trocar. É triste tanto para esta pessoa, como para a outra que se prende a ela, por achar que não merece mais do que recebe.

    ResponderExcluir
  7. E pra você, Sissym... quando eu era adolescente, costumava pensar que meu amor já estava por este mundo afora, me procurando (claro!). Onde está o seu? talvez meio perdido pelo caminho, também procurando por uma companheira que compreenda o comprometimento de uma relação de amor, sem que por isto, tenha que ficar muito séria e pesada. Pois um bom relacionamento, certamente trará mais alegria para ambos.
    Assim, amiga, coloque uma bandeira na janela e flores,e saia ao sol, acenda a luz para iluminar seu rosto quando você estiver olhando o luar...e então, quem sabe ele te veja!torço por você!
    Beijos, Vera.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, vera, as razões que levam uma mulher a traiar são diferentes das razões masculinas. A mulher, geralmente, é de cunho emocinal, como carência, por exemplo, já o homem, é curiosidade, machismo, motivos bem mais práticos...
    Mas, independente das razões, acho que a verdade deveria sempre prevalecer, pois se houve motivo para tal, é porque algo não vai bem. Sentar e conversar, resolver as diferenças ainda é a única solução. Adorei a matéria! Beijos pra ti!

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo! Obrigada.

Clic para compartilhar com...

Compartilhe, mas mantenha minha autoria, não modifique,não uso comercial

 
BlogBlogs.Com.Br
diHITT - Notícias