domingo, 1 de julho de 2012

Pra você, esta foto e meu carinho...

Muito já se falou a respeito de amigos e quão diferentes podem ser. Dizem que temos um para cada fase de nossa vida, alguns que ficam, outros que se vão.
Hoje, quis me dar um presente e decidi ter coragem para dirigir até o parque Ibirapuera, a fim de tirar fotos. Queria captar a luz do final da tarde e fotografar à contra luz. Levei meia hora só para conseguir estacionar. Após alguma caminhada e poucas fotos, minha máquina travou, avisando que eu precisava formatar o cartão de memória - era novo. Bem quando o sol dourava o lago! Então, tive de voltar!
Contudo, entre a chegada e o problema com a máquina, recebi um telefonema de uma amiga que gosto muito, desde quando tivemos nossos primeiros contatos. Ela tem uma experiência de vida totalmente diferente da minha. Inteligente, já encarou problemas difíceis que lhe exigiram atitude firme e coragem tanto em sua profissão, quanto na vida particular, mas não é pretensiosa e não pensa que tem as respostas para tudo. Deste modo, não nos sentimos encabuladas por ser o que somos, cada uma de nós, pois sabemos que ambas temos nossos valores. Encontrar momentos de tal interação respeitosa e cuidadosa num relacionamento é algo mais fácil de se dizer, como é moda hoje em dia, do que de se encontrar de verdade. Confesso que, ultimamente, ela e outro amigo foram os raros tesouros que encontrei neste nível e deles, meu coração será para sempre cativo ( mesmo que a amizade não seja para sempre, já que eu mesma detestaria me ver limitada pela "obrigação" de uma eternidade, o sentimento será).
 Ás vezes, com aquele seu jeito de contar as coisas sem dizer realmente com toda a clareza, ela fala comigo e não entendo tudo o que quer dizer. Mas não me importo, e ela também não. Eu pergunto, ela ri e explica, ou então, "deixo por entendido" aquilo que careceria de explicação, quando percebo que o mais importante é traduzir os sentimentos e não o significado de cada palavra. Penso que nosso "encontro" se dá em outro nível - o de um bem querer sincero como o de duas crianças que apenas brincam juntas e se aceitam como são. Nos aceitamos como somos. Ela me colocou um apelido com o qual me chama, algumas vezes, caçoando carinhosamente da minha ingenuidade, a qual aceita e crê, porque pressente que é real.  E por isto, ela me fez lembrar hoje, desta parte de mim mais singela, doce e terna. Me fez lembrar de como raramente podemos deixar estas nossas características virem à tona, sem que tenhamos de dar explicações ou camuflá-las, sem que pensemos que precisamos nos proteger. É muito raro termos tal liberdade, pois a maior parte das pessoas está sempre a comparar-se e a comparar-nos com outras, ou a dizer como seríamos mais "aceitáveis" e simpáticos se agíssemos dentro de determinados padrões, que nem sempre seguem os nossos padrões de valoração da vida.
  Enfim, para ela e todos que consigam aceitar alguém como ele é, e quando discorde dele consiga fazê-lo com o cuidado e respeito que os relacionamentos e as pessoas merecem, dedico esta foto, simbolizando o  encontro de duas pessoas sob o reflexo de tal amizade que proporciona momentos de ouro.
  Minha alma, quando se encontra com a sua, fica em paz. Namastê.


Foto e texto : Vera Alvarenga

5 comentários:

  1. Voce disse tudo, muitas gente nos compara e acabamos por nos comparar tambem. Poucas vezes as diferenças não fazem nenhuma diferença entre 2 pessoas que se querem bem. Engraçado, lendo como falou deste contato com sua amiga, me senti em suas palavras, porque ja passei pelo mesmo!

    Querida, sua foto é maravilhosa, como todas as que sempre tira. E este entardecer combinou com o que voce queria contar.

    BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Sissy! Também a tenho em meu coração, você sabe, em lugar especial. Com sua simplicidade e alegria tem estado presente e nos mantemos em contato, à nossa maneira, voando, sonhando ou planejando um mundo melhor e, acima de tudo também nós nos compreendemos por acreditarmos que vale a pena a possibilidade de realizar o sonho maior de amar,como objetivo de vida ,além da sobrevivência. Beijos e boa semana!

      Excluir
  2. Que linda você! ahhhh, eu adorei saber disto! Quanta honra receber palavras e pensamentos tão delicados. Neste mundo encantado, sentir as pessoas que amamos e preservamos é viver abençoado. E viver abençoado é atrair para si, apenas o essencial. Este essencial que nos aconchega, nos acolhe e diz sempre, no seu silencio tranquilizador: não estamos sozinhas. Quer coisa melhor que isto? Obrigada por sua amizade tão refinada de bonitinha!! Beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  3. Cliquei antes da hora, então continuo aqui...>
    A foto é linda, o clique tem um ar de majestade. Feliz semana pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada. Sim, terei uma ótima semana, aliás, não há motivo para que seja diferente pois minha antiga tranquilidade veio me visitar e, encontrando guarida, parece que veio para ficar. Por vários e diferentes motivos relembrei de uma crença minha- a de que é sempre melhor fazermos o que pudermos onde estamos ( ou até onde podemos ir), como fazem aqueles simples de alma que moram nos interiores e no campo) do que ficar com ansiedade nos consumindo, porque nosso sonho não tem o alcance que gostaríamos. Se não podemos fazer o mundo distante ficar melhor, que façamos o que for possível naquele que nos rodeia.. Saber de tudo o que acontece no mundo hoje, com a facilidade da internet, nos coloca impotentes, nos faz tristes e nos dá uma sensação de vazio por nos compararmos com outros e achar que nada podemos para "curar" o mundo. E isto vale para aquele assunto das crianças... Os simples e os sábios vivem sua vida no momento presente,com suas possibilidades, e mesmo assim sorriem e cantam porque não questionam o que, para eles é o ritmo natural da vida. E realizam muito, com tanta coragem muitas vezes, que nos emocionam, não é? Pois é isto amiga. O vazio vem da gente pensar que podia ser mais do que é, que não faz o suficiente,de querer realizar mais do que pode, o que não quer dizer que não devamos sonhar e desejar, mas sim, arregaçar as mangas e fazer apenas, e passo a passo, o que for possível! Escolher nosso caminho, nosso modo de arar a terra e fazê-lo com paixão e amor. Quando penso que tanta gente nem tem escolha, me sinto tão grata, minha amiga!
      E feliz semana pra você, abelhinha.
      Beijos. e obrigada também a você.
      Vera alvarenga

      Excluir

Seu comentário será bem vindo! Obrigada.

Clic para compartilhar com...

Compartilhe, mas mantenha minha autoria, não modifique,não uso comercial

 
BlogBlogs.Com.Br
diHITT - Notícias