domingo, 8 de agosto de 2010

Hoje, senti saudades do meu pai!

Eu ia me calar, mas não deu.
Já tenho cabelos brancos, como falar das saudades que a gente sente, como se fosse outro dia, que ele esteve presente em nossa vida? Parece que não combina dizer :
- " Que saudade sinto do meu pai!", quando os cabelos estão tão brancos como os dele estavam, da última vez que o vi.
Hoje, foi um lindo dia dos pais, para meu filho, minha norinha e os pais deles! Apesar disto, senti sim, saudade imensa do meu.
Por que ?
Ah, não é apenas porque ele me carregava no colo, assobiava ou cantava para mim...
Não é apenas porque, mesmo depois que cresci, ele continuou me elogiando pelo que eu sabia fazer e me incentivando a continuar gostando de música, poesia, escrever, pintar...
Não foi apenas porque trabalhamos juntos e, eu vi como ele tratava os colegas de trabalho, desde o mais humilde até o chefe, da mesma maneira respeitosa e polida.
Um dia, eu já era casada, e ele foi me visitar. As visitas eram raras, porque ele sabia que minha mãe, depois que se separaram, não nos perdoava por ainda tentar vê-lo. Neste dia, ao acompanhá-lo até o carro, pude ver seu desespero ao ver que o carro havia sido roubado e ele não tinha seguro, nem condições de comprar outro. Suas primeiras palavras, ao constatar o fato foram algo que não esqueci:
- " E meus doentinhos? E agora?"
Não sendo ele um médico,logo compreendi que, ele estava preocupado porque havia trazido no carro, alguns exames RX de pessoas pobres, da cidade onde morava e que precisavam de atendimento no Hospital das Clínicas. E ele, ex-funcionário, contador aposentado e também doente, ao ir ao Hospital, iria interceder por estas pessoas!
Acima de tudo isto, o que me fez sentir saudades dele, foi porque ele foi o primeiro homem que amei! e pude amar, sem medo. E seu amor foi algo que ele nunca "retirou" de mim...sempre me ofereceu seu amor, sincero, verdadeiro, sem nenhuma condição, a não ser, estar disponível para receber este amor.
Então, foi por uma porção de coisas que eu recebi dele e aprendi com ele, que aos 20 anos, percebi que ele já tinha conquistado meu coração para sempre! E isto foi muito importante para que eu não tivesse medo de amar um outro homem!
     Nesta ocasião, nas vésperas de meu casamento, ele mostrou que era frágil e cometia erros! Minha mãe separou-se dele porque descobriu que ele estava apaixonado por outra mulher.Foi um desastre! Ela sofreu muito. Poucos meses antes de meu casamento, isto mexeu com meus conceitos a respeito de fidelidade e sôbre a eternidade do amor. Aprendi, também com ele, que o amor era coisa a ser cuidada com carinho, e que uma esposa tinha que ser uma boa amante também. Mas não sei se era esta a questão. Ele me disse que não sabia  que diabos havia acontecido com ele, para que se apaixonasse assim por outra mulher, sendo minha mãe uma mulher de tanto valor, mas que não pode evitar, pois havia encontrado a mulher companheira para o resto da vida dele. Todos nós , 4 irmãos, sofremos algo indescritível: como poderíamos amar nosso carinhoso pai, sem culpa, se ele havia feito nossa mãe sofrer tanto? A partir daí, penso que todos nós ficamos divididos, o que não é muito saudável, nem confortável! Minha mãe não perdoou nossas pequenas traições de filhos que queríamos continuar a amar aquele pai. E, cada um resolveu isto como pode! E tirou daí as lições que conseguiu ver.
   Não sei quanto isto influenciou em minha vida como mulher e esposa. E certamente, isto aconteceu. Contudo, sei o quanto o amor que ele me deu como pai que era, e seu jeito simples de amar a vida e as pessoas me influenciaram, e me permitiram não querer me fechar ao amor. Quem recebe, em criança, amor dos pais, ou de um deles, nunca esquece e, é deste amor incondicional, que aconchega e abraça, que a gente sempre vai sentir saudades. Isto ocorre, mesmo que o tempo passe, e seja a gente que venha a amá-los desta forma, quando estão mais frágeis, de cabelos brancos, e precisam mais do nosso amor. Amor dado, amor retribuído, com o mesmo coração e disponibilidade. É assim a vida, e sou feliz por ter saudades de um pai que foi amoroso!

4 comentários:

  1. Que bom o que você escreve e dizes que: iria se calar mas não seu, só assim pode relatar um pouco de sua reflexão e lembrança de seu saudoso Pai em que também nos transmite o grande exemplo de filha em relação ao amor que tem pelo seu que ultrapassa o tempo e o espaço e fica vivo em sua preciosa recordação agora relatada neste Belo post digno de um Grande Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Li com lágrimas nos olhos... Muito lindo!

    ResponderExcluir
  3. Todos nós que perdemos o pai temos, nestas datas comemorativas, uma "baixa", significando assim que o papel de "PAI" cumpriu com seu dever.
    Emocionante.
    beijos, Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  4. Que lindo post minha amiga Vera, me emocionou porque ontem foi um dia de muitas saudades para mim também que já não tenho meu pai a 14 anos. Não posso esquecer que você diz que te lembro seu pai pela minha despedida que faço sempre. Portanto mais um beijo em seu coração minha querida!
    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo! Obrigada.

Clic para compartilhar com...

Compartilhe, mas mantenha minha autoria, não modifique,não uso comercial

 
BlogBlogs.Com.Br
diHITT - Notícias