sábado, 24 de abril de 2010

- " Minha criança e você..."

   Quem acompanhou alguns de meus posts, sabe...A mulher madura que sou está há algum tempo neste trabalho interior, que culminou com minha mudança de cidade também, e quase com o rompimento de um relacionamento de 38 anos!
    Não dá pra fugir...Comecei a tirar a poeira do baú, jogar fora o que não serve mais e a aprender a amar e integrar em mim, a minha querida criança, aquela que existe em cada um de nós. Mas, além desta, estavam escondidas, no fundo da arca, algumas fotos de uma jovem mulher, apaixonada, crédula, forte e meiga, quase adolescente, sempre menina, por isto vou chamá-la também de “minha criança”, pois hoje, que estou tão mais velha, a criança que fui e ela são quase uma só!
Lembro que uma vez, quando ainda não tinha 30 anos, me dei uma ordem:
   - “ Amadurece menina! Não há lugar nem tempo, para romantismos. Você não vai mais sofrer com estes seus tolos desejos! Cresce!” 
   E fui logo atender aos chamados de algumas tarefas, como mãe de tres garotos, dona de uma casa grande com dois pastores alemães e um enorme jardim para cuidar. Naquela noite, quando as crianças dormiram, muito triste, fiz um ritual - um enterro simbólico daquela jovem tola... mas, devia ser noite de lua cheia e minha pastora inteligente, logo a desenterrou!
   Até hoje, na lua cheia eu... bem, não importa...como eu dizia, era uma caixinha nem sei de que, contendo nada mais do que meus pensamentos, é claro! Era só simbólico, lembram?! Decepcionada, joguei a caixa no lixo, mas daquele dia em diante, tornei-me de vez, uma amadurecida “mulher adulta”, mais paciente, mais forte, mais séria, que se envergonhava quando a tal garotinha alegre teimava em me preencher de sonhos ou desejos de travessuras. Mas a vergonha não vinha evidentemente do desejo por elas e sim, quando não podia satisfazê-las alegremente com um companheiro igualmente disposto.
   Acho que todos nós, de uma forma ou outra, passamos por uma fase assim. Felizes são os que não conseguem “enterrar” em si mesmos a sua criança/ adolescente ingênua, cheia de vida e desejos, nem aquela jovem mulher idealista e sonhadora. Confesso que foi conveniente que Luana a tenha desenterrado, pois para nós, como casal, sempre foi muito bom quando esta jovem mulher decidia mostrar que ainda estava viva em mim.
  E foi ela que me manteve criativa em meu trabalho, e que ainda hoje reage e encarava a vida de frente, sem medo porque ama e crê que tudo vale a pena. E para me dar juízo, tenho em mim, à frente de minhas ações, a que pacientemente vem envelhecendo e aprendendo com o viver. Psicologismos à parte, sou muitas! todos somos! Adoecemos ou nos deprimimos quando ficamos divididos, quando o coração deseja diferentemente da razão, quando não podemos ser íntegros, quando parece que a alegria é pecado, e por isto, deixamos de alimentar parte do que somos. E infelizmente é bem aquela parte boa que nutriria a nós e a outros.
   Quando anos depois, em depressão, vim de Florianópolis, foi meu netinho que deu a mão para minha criança interior e uniu nós todas outra vez, com seu sorriso! E eu, sorrindo com ele,curei minha alma. Sou-lhe grata eternamente por aquele sorriso e pelo amor que pudemos trocar.
    A vida é assim. Ninguém disse que todos estão no mundo só para nos fazer felizes. E não podem ser culpados, se desistimos do que somos! Há momentos difíceis. E há dias tristes e chuvosos, sim, para todos.
    Há contudo os que nunca se adaptam quando as coisas não são exatamente como determinam, e azedam, ou azedam outros com seu mau humor e indisponibilidade.
   Mas se temos sorte, podemos nos curar e sempre recomeçar, graças a um raio de sol, ou a um pássaro, ou a um anjo – alguém que aparece em nossa vida e se comunica conosco, com o melhor de si, exatamente a parte jovem ou criança que está no coração do ser humano que é. Algumas pessoas se comunicam de coração a coração! e, às vezes, apenas assim.
   Há pouco tempo, o coração da jovem que há em mim e que se assusta quando olha no espelho e se surpreende tão envelhecida, foi despertado por outro coração, que ousou expressar-se também com ternura. Me surpreendi, pois não imaginava que esta jovem mulher pudesse existir ainda. Mesmo pelo desconforto que isto me causa, às vezes, por parecer tão “inadequado” ou inoportuno porque tardio, é sempre um anjo que vem nos trazer à vida, e um raio de sol que vem trazer luz ao nosso dia, e por isto sou grata. Como já disse uma amiga, a Sissym, um simples “olá, como vai”, de alguém que se importa, ilumina nossas noites.Coloca mais estrelas no céu.
   Não é “impróprio” dizer-lhes que não vou mais envergonhar-me pela minha criança interior, nem querer mais “desensibilisar” o coração da jovem mulher que há no meu ser, porque faz parte da minha história, do que sou! E serei uma "senhora", mãe, mulher, mais terna e melhor, se me permitir a integridade. Me permitirei pelo menos ser digna assim, desta forma.
   A todos os amigos que me lerem, a todos os que estiverem procurando mudanças interiores e buscam ser uma pessoa melhor, minha criança interior quer abraçar e enviar um recado. Em nome dos interesses de sua criança interior:
    - " Me deixa existir pra sempre em você! Sou crédula, tenho uma índole feliz, sou uma de suas partes boas. Se um dia você sentir-se sozinho ou desrespeitado, olha pra mim, porque nunca deixarei de te dar um sorriso e de acreditar em você! Não me sufoque! Somos mais humanos e felizes, juntos!"

Abraço,Vera.
texto: Vera Alvarenga
foto: Vera Alvarenga

7 comentários:

  1. Minha criança interior aceita seu abraço e retribui com muito carinho.
    Grande bj. Edna

    ResponderExcluir
  2. Vera querida... minha criança interior brinca com quase todas as brincadeiras da vida.... mas ela está amadurecendo e aprendendo a aprender.... assim como a sua!
    Beijo carinhoso bem grande no coração

    ResponderExcluir
  3. Vera tens um selo no meu blogue, vai lá buscar. kis :)

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga temos algum em comum: a amiga foi ao
    fim de 38 anos eu foi ao fim de 40...Enfim é
    a vida na sua contínua surpresa...Agradeço se
    ter registado no meu blogue e vou tentar seguir
    o seu, não disponho de mtº. tempo, estou com
    problemas complicados na área da saúde, mas
    tentarei.
    Um beijinho para si
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  5. olá td bem? vim visitar seu espaço já estou seguindo vc aki e no dihitt! bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Vera! Venho agradecer por seu apoio ao meu blog e por conseqüência a minha escrita. Achei importante dizer o quanto me tem sido fundamental o seu incentivo. Assim, deixo aqui registrada a minha gratidão e lhe desejo um final de semana excelente; com muita poesia e boas histórias; tudo em tempo real. (sorrio).

    Abraço do Jefhcardoso

    ResponderExcluir
  7. Vera , a foto que publicaste no desafios são primulas ou petúnias? nós aqui na madeira chamamos de petúnias.

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo! Obrigada.

Clic para compartilhar com...

Compartilhe, mas mantenha minha autoria, não modifique,não uso comercial

 
BlogBlogs.Com.Br
diHITT - Notícias