domingo, 21 de julho de 2013

Amanhã...tomar um café e lembrar dos amigos...

 
Minha avó já dizia..." Burro velho não pega trote!"
Pois então... eu estava aqui pensando...quase meia noite e vi agora pouco no Face que é dia do amigo. E tem gente que tem muitos amigos.
Destes que a gente encontra de vez em quando, para beber alguma coisa, conversar, rir um pouco, falar da vida, ir ao cinema junto e comentar sobre o filme, falar abobrinha, contar os planos...enfim...( ou será que é só literatura?...rs). Amigos não caem do céu, de repente. Vem do trabalho, da escola ou das proximidades...sim, são os que se aproximaram e assim ficaram. Amigo lembra abraço e, para isto precisamos estar próximos de vez em quando.

Bem, eu sou uma mulher comum e tive alguns poucos e bons amigos... tenho ou tive, nem sei... porque na verdade a vida de gente como eu foi passando e cheia de coisas pra fazer, um trabalho dentro de casa e o da cerâmica que ocupou quase o tempo todo, e os amigos foram ficando distantes,seja pela distância fisica, seja por falta de tempo ou pela ausência do hábito de conviver...
Pena isto. Acontece com muita gente, esta solidão que a gente aceita como parte da vida.
   Hoje, depois de 17 anos volto para São Paulo, mas não me aventuro a sair por aí de carro, sozinha, para rever os poucos amigos que sobraram. E sempre penso que eles estão ocupados, tem sua vida para cuidar, o que diríamos um ao outro? Sim, amizade é algo que se deve cultivar, para ser natural e não ser sentida como uma "interferência"... interferir no que mesmo? Nos hábitos solitários ou exclusivistas de cada um.
  Na verdade, o que estava pensando é que, apesar do meu jeito mais introspectivo, da total falta de hábitos sociais, bem que hoje gostaria de ter criado o hábito do encontro com um amigo ou amiga, daqueles por quem a gente sente carinho especial, afinidades, e com quem se sente muito à vontade. Ah! pelo menos uma vez por mes, ir a um cinema ou ir apenas tomar um café, jogar baralho, conversar, sorrir um pouco... sair do meu cantinho, que eu adoro, é claro, mas que ainda estaria aqui quando eu voltasse.
...Mas, burro velho não pega trote. E não tenho este hábito de sair por aí, só por sair...

Amanhã, contudo, vou sair... mesmo sozinha..aqui pertinho, num café. Vou sentar-me lá... E fazer o quê???
Talvez eu leve meu kindle que comprei recentemente. Fico lá por alguns minutos. Vou lembrar do meu amigo Antonio Carlos, com quem uma hora de papo passava tão depressa e sempre guardávamos algo a dizer, para a próxima vez. E vou me lembrar de cada uma das amigas ou amigos que eu bem gostaria de ter ali do meu lado para conversar um pouco! Um de cada vez, claro! ou no máximo 4, para que a conversa pudesse ser mais íntima, olhos nos olhos, todos realmente interessados um no outro e nas coisas que tivéssemos a contar. Vou saborear meu café delicioso, caminhar pela sombra das árvores da rua onde moro e feliz por estar viva e nesta maravilhosa condição que me proporciona optar por este prazer!
   Ainda bem que a internet e os emails nos aproximam dos amigos que a gente quer bem.
 


6 comentários:

  1. Vera!!
    Pois ontem foi o Dia do Amigo. Passei meio fora de casa, mas, ao voltar, este carinho estava na rede ou por torpedo. Que bom.
    Acredito que a amizade se cria, se transforma, se solidifica se a acompanharmos de perto e hoje existem tantas formas de fazer isto...
    Tb acho que a 'saudade' tem um papel relevante na continuidade desse sentimento de amizade. É, muitas vezes, dela que voltamos a bater à porta dos amigos.
    Bom que continue tudo assim...cada um fazendo um esforço prazeroso na sua manutenção.

    Grande domingo para ti, amiga.
    beijos,
    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, obrigada!Como já lhe disse uma vez, eu tenho este jeito assim de ficar na toca...rs...e me habituei com isto por muitos anos, além de ser mais introvertida e quieta, mas adoro vocês ,minhas amigas, e as acompanho em pensamento. Estou sim, tendo um ótimo domingo. Beijos, Vera.

      Excluir
  2. Vera,

    Ontem fiquei chateada porque não pude desejar a quase ninguem um Feliz Dia do Amigo.

    Voce foi a amiga que mais pensei.

    Li outro post seu, tambem o email (fofo...confidencias entre amigas) e não lhe escrevi nenhuma linha.

    Eu que a conheci e pude sentir perto de mim o quanto é preciosa, quero, com carinho, dizer FELICIDADES e obrigada Deus por ter cruzado nossas vidas nesta caminhada.

    Muita luz.

    Adoro, amo, amo, adoro: tomar cafe da manha numa cafeteria e cercada por muita gente, mesmo sendo quase que desconhecidos (quase porque se vamos sempre ao mesmo lugar os rostos passam a ser mais familiares).

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Sissy! Sabe como gosto de você e sempre está em meu pensamento, pois lhe desejo tudo de bom. Bem que poderia estar aqui para me levar lá no café...kkk... acho que vou é fazer um capuccino especial aqui em casa mesmo, oferecer pro marido e ficar por aqui...kkk..mas, decidi, uma tarde destas eu vou caminhar, parar ali e tomar um cafezinho delicioso. E vou brindar a vocês!
      beijos e que tenha um bom domingo!

      Excluir
  3. Respostas
    1. E você abelhinha, como está? Ah! como é bom ter amiga generosa!..rs... Beijos e boa semana, viu?

      Excluir

Seu comentário será bem vindo! Obrigada.

Clic para compartilhar com...

Compartilhe, mas mantenha minha autoria, não modifique,não uso comercial

 
BlogBlogs.Com.Br
diHITT - Notícias