Fim de ano - fiz meu balanço geral!
Nunca penso que a vida tenha de ser "suportada"!
Tem de ser vivida com alegria e responsabilidade e, nos momentos difíceis, com coragem e disposição.
Disposição é determinação interna,que nos ajuda a nos manter dentro do padrão que a gente acha que é verdadeiro e bom, sem esquecer de ser justo.
Espiritualmente falando,seria ideal se não nos apegássemos nem aos momentos de alegria junto a quem a gente ama, nem aos que foram ruins.Seria ideal nos mantermos em atitude de desligada neutralidade, aceitação e de fé, para evitarmos agir indo em busca, ou "forçando" ou ainda "criando ilusões" sôbre aquilo que gostaríamos de receber "espontâneamente". É o que se chama manter a "independência interna"!
Com certeza, este foi um ano muito difícil na minha vida;está finalizando ainda mais complicado, pois no momento em que percebo a necessidade de mantermos independência financeira, a fim de mantermos nossos padrões do que é bom, ao mesmo tempo, os meios para esta segurança estão ameaçados! As pessoas que nada sabem, repetem frases feitas, como se nosso corpo também não tivesse necessidade de comer e dormir em segurança, pelo menos ao lado de quem a gente conhece,como se não tivéssemos direito ao medo, como se os psicologismos fossem todos aplicáveis igualmente em todas as situações, como se fraqueza fosse a daqueles que ousaram acreditar e se manter em paz, e não ,daqueles que não conseguem aceitar sem raiva que o mundo não lhes obedeça. Foi um período em que escrevi muito sôbre mim, olhei para mim mesma como se fosse hábito meu! (quem me conhece sabe que não!). Foi um tempo de aprendizado dolorido sôbre minhas próprias limitações, sôbre o que eu consigo "suportar" ainda tentando manter equilíbrio e boas qualidades. Além disto, percebi o quanto todo meu esforço para evoluir espiritualmente, pareceu quase nulo, quando me deparei com o desejo de ser abraçada, num relacionamento verdadeiro, onde o outro realmente se importasse comigo.
Este desejo quase incontrolável de que Deus, tendo ouvido minhas orações, me enviasse a oportunidade de amor, de um recomeçar de forma mais madura com a pessoa que esperasse o mesmo da vida,caminhando com gratidão, alegria e responsabilidade, tanto quanto eu... este desejo de fazer as coisas de maneira correta... me fez ver que ainda estou longe de um desenvolvimento espiritual a ponto de amar apenas incondicionalmente ( a não ser filhos e netos), ou apenas confiar. É porque desejamos compartilhar, que nos decepcionamos ou criamos ilusões! Não porque queremos demais, mas porque temos pouco! A ilusão talvez esteja também em pensar que podemos ficar sozinhos, pois no meu modo de sentir a vida, se eu devesse ficar só, teria vindo com os dois sexos e, em sentimentos seria completa em mim mesma!
Pois termino o ano, com a clareza de sentimentos de que seria muito mais fácil e produtivo,até para o desenvolvimento espiritual, se pudéssemos enfrentar todo e qualquer desafio material, tendo a chance de olhar para os olhos do companheiro e ver que, apesar das diferenças, o mesmo carinho ( desejo de cuidar) se refletiria, como num espelho,mostrando a similaridade de disposição para o querer bem . Sou um ser humano comum, uma mulher que desejaria receber carinho e cuidados tão espontâneos,como os que sou capaz de dar, quando digo que amo. Quero ser respeitada como aprendi a respeitar.
Que possamos todos, começar um ano renovados em energia, e ainda com muita fé no amor, que embora humano, é o que podemos ter, uma vez que não somos ainda apenas espirituais...e que esta experiência não seja apenas de aprendizado, mas de alegria e realizações até porque devemos ter o devido respeito ao ser espiritual e divino que trazemos dentro do humano que somos! E, se creio que Deus nos criou, não foi por certo para nos ver infeliz, mas para vivermos felizes ao lado do nosso companheiro que descobriremos ( ou não), que está ao nosso lado porque deseja desenvolver e exercitar o melhor que há em si.
Texto e foto; Vera. Alvarenga
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Clic para compartilhar com...
Compartilhe, mas mantenha minha autoria, não modifique,não uso comercial
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Realmente Vera, passamos os dias aprendendo para que o amanhã seja melhor, com menos dores, sofrimentos e angustias. Esse aprendizado faz parte do nosso caminhar, e aprendi que o melhor método seja sempre ir pela razão e não pela emoção que nos leva por caminhos perigosos. Mais o ano vem com esperanças de dias melhores, pois passamos este aprendendo caindo com o que não podemos carregar e seguindo com o que conseguimos carregar.
ResponderExcluirAbraços forte
Olá querida Vera !!
ResponderExcluirMuito emocionante e verdadeiro seu texto !
Eu também estou numa das piores fases da minha vida, cheia de desafios inéditos, alguns tão contundentes e poderosos que me levam o ânimo e a serenidade... Também tive meus momentos de alegria, claro, e seria mesmo bom se pudéssemos fazer como você citou, não nos apegar demasiadamente em nenhum e seguir com a Inedendência Interna imperando e deixando tudo meio que distante de nos magoar.
Mas somos humanos e é com este caos emocional que aprendemos a sair erguidos das dificuldades e também a aproveitar mais intensamente as alegrias !
Lhe desejo também um novo ano cheio de renovação e forças para os novos desafios que nos aguardam e também para as bençãos que virão !!
Um beijo no coração !
Olá Vera!
ResponderExcluirLinda foto, você consegue ter uma visão diante de uma lente que é fantástica as fotos que tira! E quanto ao que disse, penso assim: costumamos muito impor a nossa vontade sobre as coisas, o que costumam nos decepcionar bastante! Então, se largarmos a condição da forma exata que desejarmos receber, e soltarmos tudo para seguirmos nosso espírito livres, talvez possamos perceber que não precisamos de nada, pois tudo o que é essencial, realmente, nós o temos! Você tem tantas qualidades que ao compartilhar conosco todos podem sentir, então é só largar, quando você conseguir largar, estará o presente dado na palma da sua mão! Assim como a visão bela desta foto, agradeça todo dia, aquilo que pensa que não tem, como se já tivesse recebido! Mas, agradeça com o coração, envolvendo-se tanto a sentir sua realização! Pense comigo, como podemos receber um pássaro na mão se está gritando?! Respire fundo e sinta-se nesse final de ano, agraciada com o seu desejo, e sonhe como se estivesse materializado e envolva-se nessa felicidade, por tantas vezes for necessária, até imprimir em sua mente e aflorar a verdade nos seus sentimentos e aí o beijo e o sapo, virará o seu príncipe!
Um abraço,
"Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-
oi Vera, coloquei seu texto no meu blog, com indicação de onde tirei e explicando quem escreveu, suas palavras são suas, mas senti como se fossem minhas, e por um instante me senti unida a vc... Ao menos nessa coisa de escrever, de sofrer, de viver...
ResponderExcluirESpero que me permita deixar lá, meu blog não é muito popular, apenas pessoas amigas me visitam lá, se quiser que eu retire é só me falar...
Um beijo no coração
olá lindona, que o seu ano seja cheio de realizações, e sonhos concretizados, adorei o seu texto, eu tenho mania de dizer que eu me basto, quando vc disse " pois no meu modo de sentir a vida, se eu devesse ficar só, teria vindo com os dois sexos e, em sentimentos seria completa em mim mesma!" aiiiii doeu aqui rsss até onde me escondo atrás de uma frase feita, pra não me iludir? que Deus te cuide. bjosss.
ResponderExcluir