Dr. Manuel Luciano da Silva, Médico
Temos mais 2 corações. O coração é assistido na circulação total por mais dois corações que são os músculos das nossas coxas e os músculos das nossas pernas! Como é que o sangue sobe para voltar ao coração?
Como é que o nosso sangue consegue subir nas veias das pernas para regressar ao coração?
Como é que o nosso sangue consegue subir nas veias das pernas para regressar ao coração?
Os corações das pernas : Quando caminhamos, os nossos músculos contraem-se, apertando as veias profundas entre os músculos,de tal modo que o sangue dentro das veias é como que esguichado para cima. E para que o sangue não volte para trás com a força da gravidade, a Natureza colocou válvulas, que só se abrem num sentido, para cima- o sangue não pode voltar. A contração dos músculos das coxas e das pernas funcionam como se fossem "corações secundários" a impulsionar o sangue para cima, de regresso ao coração e ajudar a circulação total.
Pelas razões acima expostas o melhor exercício para todos nós é o caminhar. O bater do nosso coração está sincronizado com o compasso dos nossos passos.
Quando estamos muito tempo sentados os nossos pés incham. Igualmente quando viajamos de avião. Quando viajo de avião, de trinta em trinta minutos, levanto-me, seguro-me à cadeira da frente e marcho, marco passo, exatamente para "contrair os corações das minhas pernas" e quando chego ao meu destino não tenho os pés inchados.
Caminhar sentado Todos os passageiros num avião deviam fazer o exercício -- Balanço dos Calcanhares.
Sentado numa cadeira faça o seguinte:
Toda a gente, de 30 em 30 minutos deve fazer, pelo menos dez vezes, o exercício! Em casa a ver televisão, no trabalho ou a um computador, não esquecendo os residentes dos lares de terceira idade. Com o exercício, além de evitarmos que os pés e as pernas fiquem inchados, o nosso sangue oxigena-se muito melhor e evitamos o aparecimento de flebites podendo originar coágulos sanguíneos causando tromboses .
Balanço dos Calcanhares:
(1) Sentar-se numa cadeira
(2) Levantar ambos os calcanhares
(3) Baixar os calcanhares.
(4) Levantar os dedos dos pés, mas manter os calcanhares no chão.
(5) Repetir: levantar os calcanhares, baixá-los, levantar os dedos dos pés, baixá-los. Repetir sucessivamente.
É muito simples e basta criar este habito.
Obrigada. Abraço p/ todos ...
Saudações!
ResponderExcluirQue Post Fantástico!
Amiga VERA, essa eu ia morrer e não sabia... Que notícia espetacular. Além de esclarecedora é extremamente educativa!
Já favoritei, pois, preciso anotar os exercícios recomendados.
Parabéns por mais um fascinante texto!
Abraços,
LISON.
Ahhh eu tenho ficado muiiiito tempo sentada, especialmente depois de ter feito os blogs... e eu tenho sofrido com isso. Tem horas que dá vontade de abandonar a internet... mas isso significa abandonar vcs... afffff... e o corpo reclama, especialmente o coração!
ResponderExcluirBjs
Nossa, Vera, que maravilha esse post!
ResponderExcluirEu estou aqui, enquanto escrevo, levantando e baixando os calcanhares, levantando e baixando os dedos dos pés. O dificil foi coordenar os movimentos com a digitação, mas confesso que me sai bem (mais ou menos rs).
Parabéns, amiga.
Beijos
Bel
Olá querida amiga Vera,
ResponderExcluirParabéns pela postagem.
O texto é excelente, de grande relevância para a saúde, principalmente nossa, dihittianos que somos, e ficamos horas e horas frente ao computador.
Já comecei a fazer esse exercício e pretendo que se torne um hábito, pois, realmente, os pés e as pernas ficam inchadas.
Grata amiga, por compartilhar tão importante informação.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian