segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Enquanto ainda houver.....

  Não me diga que a vida não é feita só de sorrisos, nem de flores são todos os nossos caminhos.
  Eu já sei!

Bem por isto não consigo olhar somente para baixo, andar todo o tempo nas sombras, pisar apenas na lama, sem me sentir deprimida. Se ao meu lado houver uma possibilidade de perceber o belo que Deus colocou em meu caminho, vou dirigir meu olhar para ele, nem que eu tenha de tropeçar ou cair porque me distraí por momentos, e esqueci o buraco no caminho.

Se eu pisar torto, cair e me machucar, provavelmente vou reclamar da dor, ou quase chorar se estiver com muito medo, mas vou levantar, nem que seja um pouco, o meu olhar à procura de uma flor, ou de um córrego de água limpa. Se não os encontrar, pensarei em algo. Construirei em meu pensamento livre, um pequeno oásis e eu mesma colocarei esta imagem na ponta daquela vara seca na qual tropecei há pouco. E vou segurá-la apontando para frente, bem ali na frente do meu nariz. Darei um sorriso amarelo e disfarçado pra mim mesma, pois é claro, vou reconhecer a tal história da cenoura em frente do nariz do burro. E seguirei adiante.

Se não puder criar meu oásis para transformar-se na minha cenoura, vou buscar no passado, em meu coração, lembrar de você que fez parte da minha vida e que foi uma das partes boas, diga-se de passagem. E seguirei em frente.
Ah! também sei que futuro e passado nada resolvem, mas minha determinação de continuar é sempre presente.
E se nada me consolar porque, hoje em dia, confesso, estou meio sem sonhos, sem desejos nem fantasias, talvez minha cara caia de cara na lama, com os olhos protegidos pelas mãos e então, só então, talvez chore, pois reconhecerei mais uma vez o quanto minhas vontades e sonhos, minha força e determinação podem ser inúteis muitas vezes. Vou chorar porque tenho em mim uma compaixão da humanidade que temos e de qualquer desperdício da vida, que é tão efêmera, tão delicada, tão vulnerável... E minhas lágrimas limparão meu rosto no momento mesmo em que eu estiver pensando em Deus, porque crer nele, é sentir que sou amada, que tenho um apoio, que tenho dentro de mim uma centelha dele o que me fará acreditar que há esperança. A brisa que sentirei em meu rosto vai me refrescar e tirar o pó dos meus olhos, e me fará olhar na direção de uma pequenina flor, ou verei alguém a quem oferecer um gesto, mesmo em pensamento, de compaixão. Talvez, receba outro gesto de ternura de uma pessoa qualquer que, como eu, aprendeu que a vida não é feita apenas de caminhos floridos e por ser tão frágil, é uma benção que não pode ser desperdiçada se tivermos qualquer coisa boa, por pequenina que seja, com beleza suficiente para nos abrandar a alma e preencher nossos gestos.
veraalvarenga  

4 comentários:

  1. Verinha!

    Muito bom te ler. E
    m breve vou estar zero quilometro novamente para escrever mais e mais.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Sissy! Você estará "quase" zero km...porque a cabeça guardará ainda seus arquivos na memória e, certamente terá o coração fervilhando ainda de emoções. Beijo grande!

      Excluir
  2. Identifico- me com a sua perspetiva de vida Vera, talvez por isso faça sentido que lhe dê os parabéns pelo seu blogue. Moro perto do palácio de queluz e hoje mesmo estive perto da estátua de Maria. Após regressar a casa comecei a pesquisar e foi aí que descobri o seu blogue.

    ResponderExcluir
  3. Olá Elisa! Como vai? Que prazer saber que mora perto do Palácio de Queluz. Estive aí há 3 anos e adorei andar pelas ruas e conhecer o Palácio que é lindissimo! Amo meu país e sempre amarei. Brasil, e São Paulo cidade onde nasce..São Paulo é como uma mãe, coração grande, sempre a receber seus filhos e os amigos de seus filhos, venham de onde vierem, sempre cabe mais um à mesa( mas que seja da paz e trabalhador, como é o povo da minha cidade!). Contudo, desde que fomos para Portugal, eu e meu marido,( e Paris, Madri, Gant e Amsterdã), nosso sonho é ir morar aí em Portugal. Porque meu país é um lindo e grande país, cheio de oportunidades, belezas, terra e climas bons para plantar e aqui tudo dá!! Só que nos ultimos 12 anos principalmente, políticos estragaram muitas coisas e acabaram com minhas esperanças. Governantes são como pais, em uma grande família, deveriam dar bons exemplos e princípios, mas não foi isto que tivemos. O partido governante PT, parece que acostumou todos os outros a tirarem vantagem, fechava os olhos para o erro dos outros porque estava ocupado em planejar como iriam tirar a maior vantagem de todas. Enganaram o povo mais simples e deram esmolas com o chapéu do povo brasileiro, nós, que trabalhamos e pagamos impostos. Deram esmolas, bolsas família, dinheiro para filhos dos presidiários, só em troca de votos dos enganados, enquanto roubaram tantos milhoes e milhões que deveriam ter ido para merendas escolares, saúde, escolas, postos de saúde equipados, políciais treinados, educação,hospitais decentes, enfim, se não roubassem tanto, o povo não precisaria de esmolas, não é mesmo? Então queremos sair daqui e nosso sonho é ir morar em Portugal, não porque não ame minha Pátria, mas porque gostaria de ter, na nossa velhice, a felicidade de conviver com gente séria e pacata de seu país, andar nas ruas com segurança, ter qualidade de vida decente. E quero morar pertinho de Lisboa. Beijo grande e até um futuro não muito distante, espero!

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo! Obrigada.

Clic para compartilhar com...

Compartilhe, mas mantenha minha autoria, não modifique,não uso comercial

 
BlogBlogs.Com.Br
diHITT - Notícias